Pressionado por derrotas, Goiás ainda tem motivos para sorrir

Goiás Esporte Clube

As últimas cinco partidas não foram muito agradáveis para o Goiás Esporte Clube na Série B. Nessa sequência, o Verdão foi derrotado por Avaí, Vila Nova, Vasco e Náutico, com um único resultado positivo diante do Vitória. O favoritismo esmeraldino por uma das vagas no Campeonato Brasileiro de 2022, além da postulação ao título da segunda divisão, diminuiu e agora o time possui 36.1% de possibilidades de subir para a elite nacional, de acordo com o site Chance de Gol. Ainda assim, a equipe goiana já mostrou que pode ser forte na competição.

Antes da atual sequência de cinco confrontos, o Goiás era vice-líder da Série B com uma campanha de 12 vitórias, nove empates e apenas três derrotas. A defesa do time era a melhor do torneio, e a caça ao líder Coritiba ganhava ares cada vez mais emocionantes a cada rodada que passava. No entanto, a queda de rendimento fez com que o Verdão caísse para a quarta colocação, podendo ser ultrapassado pelo CRB caso os alagoanos superem o Botafogo, fora de casa. A antes confortável situação no G-4 deu lugar a um sinal de alerta, e é preciso ter os pés no chão.

“Jogamos quatro jogos em nove dias, e infelizmente não conseguimos os resultados. Tivemos uma quedinha de produção, e não estamos aqui para arrumar desculpas. A gente sabe que tem de melhorar”, afirmou o meio-campista Elvis em entrevista coletiva.

Um dos líderes do elenco, o jogador acredita que o clube ainda dará a volta por cima na temporada, dando alegrias para seus torcedores ao final do ano. Para isso, o Goiás precisará se adaptar à maratona e recolocar em prática todas as qualidades que fizeram a equipe ficar em uma posição tão boa na tabela de classificação, apesar dos recentes tropeços.

Reta final da Série B

Traçando um outro recorte de cinco duelos, os próximos compromissos alviverdes são diante de CSA (7º lugar), Londrina (17º lugar), Botafogo (3º lugar), Ponte Preta (15º lugar) e Operário (13º lugar). São adversários com pretensões totalmente diferentes no campeonato. O CSA ainda sonha com o acesso. O Londrina, por sua vez, deseja sair do Z-4. O Botafogo almeja se garantir no G-4 e ir em busca do título. A Ponte não quer se aproximar da zona da degola, e o Operário busca atingir logo os 45 pontos para afastar qualquer perigo de descenso. Adversários, estratégias e estilos diferentes. A adaptação pode ser essencial para que o Goiás cumpra com os seus deveres.

Faltam poucas rodadas para acabar a Série B de 2021. O Verdão entra em campo apenas mais nove vezes na competição, e cada jogo agora é uma final. Normalmente, a média para um clube conseguir o acesso à Série A é de cerca de 65 pontos, sendo que o Goiás possui hoje 48 unidades.

Assim, o time precisaria vencer pelo menos seis dos nove confrontos para praticamente garantir a sua vaga na elite do Brasileirão. De qualquer forma, essa meta nem sempre é uma regra, até porque em 2012 o quarto colocado Vitória subiu com 71 pontos. Com tamanha igualdade entre os clubes na atual edição, tudo pode acontecer e o esmeraldino precisa abrir os olhos para no fim do ano abrir sorrisos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp