Preta Gil detalha pós-operatório difícil: “Vivendo um dia de cada vez”

Preta Gil surge nas redes e detalha pós-operatório: “Muito difícil”

Preta Gil publicou um vídeo nesta sexta-feira (10/1) e falou de como está lidando com o pós-operatório: “Vivendo um dia de cada vez”. A cantora Preta Gil, que se submeteu a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 19 de dezembro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, reapareceu nas redes sociais nesta sexta-feira (10/01). A famosa, que deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas segue internada no hospital, detalhou o pós-operatório e acalmou os seguidores.

Preta Gil publicou um vídeo nos stories do Instagram nesta manhã e afirmou que está se recuperando bem da cirurgia, que durou cerca de 20 horas. “Olá meus amores, estou aqui no hospital, me recuperando da cirurgia, uma cirurgia muito, muito, muito extensa, muito importante, e que tem um pós-operatório muito difícil”, disse.

A famosa também afirmou que espera deixar o hospital o mais breve possível. “E eu estou aqui, vivendo um dia de cada vez, dando o meu máximo pra ficar bem, doida pra sair daqui o mais breve possível, mas tem uma jornada aí pela frente de recuperação, muita reabilitação e vai dar tudo certo. Tô aqui firme e forte. Em breve estarei em casa, se Deus quiser!”, encerrou Preta Gil. A filha de Gilberto Gil deixou a UTI no dia 31 de dezembro. Dois dias antes, Vinicius Gomes, o Gominho, atualizou o estado de saúde de Preta Gil. “Quer estar viva”, disse o amigo da famosa. “Admiro muito o quanto ela está disposta a superar tudo isso. Ela já passou por momentos muito difíceis, mas continua firme.

Homenagem

No mesmo dia em que deixou a unidade de terapia intensiva, a cantora Preta Gil foi pega de surpresa com uma homenagem de Ivete Sangalo. Durante o Show da Virada, na praia de Copacabana, a artista baiana dedicou uma música à amiga fez um desabafo. “Pretinha, eu te amo. Eu sei que você tá aí, com seus amigos fiéis. Sua irmã tá aqui cantando pra você”, começou a artista baiana. “Eu quero dizer que eu, o Brasil inteiro, Copacabana inteira, a gente tá mandando pra você, a energia do amor, a cura, porque você merece, porque você é maravilhosa, porque você é uma mulher foda!”, ressaltou Ivete Sangalo. “Eu tenho maior orgulho de ser sua amiga, de ser sua irmã, de você ter me ensinado muito”. Ivete ainda brincou com Preta Gil, dizendo que a amiga estava “causando” no hospital. “Ela é uma loucura. Com cinco dias de operada, Preta tava fazendo loucuras no hospital… Ela está enlouquecendo os enfermeiros, os médicos, porque ela é foda”, completou a baiana. Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Como identificar a gravidade da intoxicação alimentar: sintomas e cuidados essenciais

Não caiu bem? Saiba como descobrir se a intoxicação alimentar é grave

Médico explica quais sintomas diferenciam uma intoxicação alimentar leve de um quadro mais sério, que exige atendimento médico de urgência

Náuseas, diarreias e dor abdominal: provavelmente você está com intoxicação alimentar. A doença acompanha ainda outros sintomas, como vômitos, febre, desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial, nos casos mais graves e é o resultado da ingestão de água ou alimentos contaminados.

O cirurgião geral e bariátrico da Clínica Gastro ABC, André Augusto Pinto, explica que agentes como vírus (rotavírus), bactérias (Salmonella, Shigella, Clostridium, E. Coli, etc) e fungos ou suas respectivas toxinas podem contaminar a água e a comida que ingerimos durante a manipulação, preparo e armazenamento dos alimentos. Além disso, alguns produtos químicos também podem causar a doença.

Contudo, a intoxicação alimentar não é o único risco que se corre ao consumir algo contaminado. De acordo com André, ingerir comida estragada pode causar uma série de doenças. “É o caso das diarreias de origem viral ou bacteriana, parasitoses intestinais, toxoplasmose e até doenças mais raras e graves, como o botulismo”, adverte o médico.

ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Segundo o cirurgião geral, qualquer tipo de alimento contaminado pode causar intoxicação, principalmente os de origem animal, como carne e ovos. Isso porque eles geralmente estão armazenados e em estado de conservação há mais tempo.

“Qualquer tipo de alimento mais acondicionado e armazenado pode causar diarreia, mas os peixes, crustáceos e alimentos crus, mais sensíveis ao calor, têm uma tendência maior de causar intoxicação alimentar e diarreia”, destaca o profissional.

No entanto, não é preciso evitar determinados alimentos para prevenir a intoxicação alimentar. Na verdade, algumas medidas simples podem evitar a doença. André recomenda, por exemplo, o saneamento básico, cuidado ao preparar os alimentos e medidas básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp