Press "Enter" to skip to content

“Previsão” catastrófica para economia de Paulo Guedes é ironizada na internet

Última atualização 10/06/2023 | 12:01

Uma declaração do ex-ministro da economia Paulo Guedes foi relembrada por internautas neste sábado, 10. Eles resgataram um vídeo no qual o bolsonarista previa o impacto do governo Lula nas contas do Brasil. Na perspectiva dele, o País chegaria a uma situação delicada parecida com a da Argentina e a da Venezuela.

A perspectiva anunciada em 2021 considerava que os resultados negativos seriam consequência do que ele considera um perfil das gestões anteriores do PT: políticas públicas beneficiando grandes empresas com empréstimos de bancos públicos, descontrole de gastos do governo e alta taxa básica de juros.

“Para se tornar a Argentina, seis meses. Para se tornar a Venezuela, um ano e meio”, previu categoricamente.

 

Os internautas ironizaram a premonição compartilhando o balanço positivo do primeiro semestre da gestão petista. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% acima do esperado pelo mercado no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período anterior.

 

“Ah, Paulo Guedes, sempre tão preciso em suas previsões. Deve ser por isso que o Brasil está navegando em águas tão tranquilas atualmente”, comentou uma pessoa. “Eu lembrei hoje dessa fala do Paulo Jeques além de ter sido um péssimo ministro da economia é um péssimo vidente também”, destacou outra. Um terceiro internauta celebrou: “Lula sempre tombando esse povo”

 

De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica(IBGE), a alta foi resultado do bom desempenho da agropecuária(+21,6%), indústrias extrativas (+23%) e eletricidade e gás (+1,7%). Além disso, os investimentos (+17,7%) e a taxa de poupança tiveram resultado positivo (+18,1%). 

 

“Com a inflação em queda, o mercado bombando e a safra de grãos batendo recorde, o PIB superou as projeções e avançou 1,9%. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%”, publicou a autarquia sobre o que o governo Lula chamou de “Pibão”.

 

Paulo Guedes foi bastante criticado ao longo da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar de ter sido tachado de superministro. Analistas de economia criticavam o otimismo exacerbado que faziam o ex-titular da pasta ser um “negacionista econômico”. A inflação em alta afetou principalmente o preço dos alimentos e dos combustíveis.

 

A carne bovina é um dos itens que tiveram registro de maior queda de preço, inclusive a picanha, que se tornou uma promessa do presidente Lula de reaparecer no churrasco dos brasileiros. A proteína ficou 1,22% mais barata, conforme estatística do IBGE.

 

Assista ao vídeo: