Previsão: Chuvas abaixo da média em Fernando de Noronha em 2025

previsao3A-chuvas-abaixo-da-media-em-fernando-de-noronha-em-2025

Instituto de meteorologia prevê chuvas abaixo da média em Fernando de Noronha

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica que sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve se distanciar do arquipélago.

Apac prevê menos chuva no período chuvoso em Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê que a ilha terá período chuvas abaixo da média histórica em 2025, mesmo após ter registrado o mês de março com a maior quantidade de chuvas dos últimos anos, ultrapassando os 400mm de precipitação.

Os representantes da agência afirmam que a diminuição das chuvas em Fernando de Noronha em 2025 se deve ao afastamento do sistema meteorológico ZCIT da região do arquipélago.

Receba as notícias do DE PE no WhatsApp

Segundo dados climatológicos, a precipitação média no período considerado chuvoso em Fernando de Noronha foi de 290,3 mm em abril, 206,2 mm em maio e 205,8 mm em junho.

O meteorologista da Apac, Roberto Pereira, mencionou que mesmo com a previsão de chuvas normais ou abaixo do normal este ano, ainda é esperado que chova na ilha, ressaltando as mudanças no padrão das chuvas.

Pereira também alertou para a qualidade da estação chuvosa, destacando a concentração de chuva em poucos dias, causando transtornos à região.

LEIA TAMBÉM

Chuva forte causa suspensão de voos, alagamento de casas e do aeroporto e fechamento de praias em Fernando de Noronha

ÁGUAS DE MARÇO

Em 2025, o mês de março em Fernando de Noronha registrou uma quantidade de chuva significativamente superior à média histórica, com 447,6 mm em comparação aos 167 mm esperados.

De acordo com Roberto Pereira, os próximos três meses não devem apresentar o mesmo volume de precipitação alto registrado em março, indicando uma possível normalização do padrão de chuvas na ilha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp