Previsão de chuva e temperaturas amenas amenizam calor no pré-carnaval no Vale do Paraíba

previsao-de-chuva-e-temperaturas-amenas-amenizam-calor-no-pre-carnaval-no-vale-do-paraiba

Tempo instável com previsão de chuva ameniza calorão na região em fim de semana pré-carnaval

A previsão é que o fim de semana registre uma diminuição das temperaturas, em comparação com os últimos dias, quando cidades da região bateram recordes de calor.

O fim de semana pré-carnaval deve ser marcado por um tempo mais instável, com previsão de chuva forte e temperaturas mais amenas na região do Vale do Paraíba.

De acordo com o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, o sistema de alta pressão que provocava o calorão na região desde a última semana perdeu força.

Com isso, diferente do que aconteceu nos últimos dias, quando DE bateram recordes de calor no ano – como Taubaté, com 35,3°C -, as temperaturas devem ficar mais amenas entre o sábado (22) e o domingo (23) – cerca de 30ºC, na maioria das cidades da região.

Além disso, há previsão de chuva em toda a região. A chuva prevista é típica de verão – isolada e de curta duração, no fim da tarde, mas forte, podendo causar problemas, principalmente nas áreas de risco.

Por conta disso, tanto a Defesa Civil de São Paulo quanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para o risco de chuvas fortes. Os alertas vão pelo menos até domingo (23).

No alerta do Inmet, todas as cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina foram classificadas como laranja no grau de risco.

Laranja é o grau intermediário na escala de gravidade. Veja:

✅ Amarelo: perigo potencial
✅ Laranja: perigo
✅ Vermelho: grande perigo

ORIENTAÇÕES

A Defesa Civil de SP informou que, por conta da possibilidade de chuvas fortes, é importante redobrar os cuidados, especialmente nas áreas consideradas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.

Segundo a Defesa Civil, os moradores da região devem evitar áreas alagadas, pois a força da água pode arrastar pessoas e veículos, além de esconder buracos e objetos perigosos.

Caso ocorra um alagamento repentino, a orientação é buscar um local seguro e não tentar atravessar ruas inundadas, até que o problema seja resolvido.

“Moradores em áreas de risco devem ficar atentos a sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes, inclinação de árvores e postes, além de estalos no solo. Esses sinais indicam a possibilidade de movimentação de terra, exigindo evacuação imediata do local e contato com a Defesa Civil”, informou o órgão.

Também é recomendável ter atenção a objetos soltos em áreas externas, como telhas, antenas e móveis de varandas, por conta das rajadas de vento previstas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp