O Paraná terá mais duas ondas de frio com geadas ao longo do mês de julho, conforme apontou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar). A previsão é de que as temperaturas possam chegar a -5ºC até o final do mês. Essas ondas de frio estão previstas para acontecer nas próximas semanas, sendo a primeira delas programada para esta sexta-feira (18), quando os termômetros devem se aproximar de 0ºC na metade sul do estado.
A segunda onda de frio está prevista para o final do mês, a partir do dia 25, também uma sexta-feira. Nesse dia, segundo o Simepar, os termômetros podem atingir -4ºC em cidades do extremo-sul do Paraná, como General Carneiro e Palmas, podendo chegar a -5ºC no dia seguinte nos mesmos locais. Quanto mais próximo da data, mais precisa se torna a previsão do tempo conforme destaca o órgão.
Em relação aos próximos dias, o Simepar ressalta que o tempo começará a mudar já na quinta-feira (17) no Paraná. Os meteorologistas preveem a ocorrência de chuva isolada, principalmente entre áreas do oeste e centro-sul do estado. Uma frente fria está avançando rapidamente pela região, mas as instabilidades devem se concentrar mais próximas de Santa Catarina e do oeste paranaense. Nas demais regiões, o tempo seguirá com sol, principalmente no norte e leste do estado.
Para a sexta-feira (18), a previsão é de geadas fracas no sul do Paraná, com possibilidade do fenômeno se formar pontualmente em áreas de baixada nos Campos Gerais. O dia deverá ser ensolarado, porém com temperaturas baixas, podendo atingir 16ºC na metade sul do estado. O final de semana também será marcado por tempo estável em todo o Paraná, com previsão de mais frio, porém com enfraquecimento das geadas.
Conforme o Simepar, o sábado (19) e o domingo (20) devem registrar um leve aumento da temperatura em relação aos dias anteriores, com a geada restrita a áreas de vales no sul do estado, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Atenção especial deve ser dada a essas regiões para acompanhar as condições climáticas e se preparar para as baixas temperaturas previstas.