Previsão de onda de calor intenso atinge 10 capitais do Centro-Sul nesta semana

previsao-de-onda-de-calor-intenso-atinge-10-capitais-do-centro-sul-nesta-semana

Em véspera de uma nova onda de calor que está prestes a atingir boa parte do Sudeste, 10 capitais do Centro-Sul devem registrar temperaturas acima dos 30°C nesta terça-feira (11), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa previsão destaca um cenário de calor intenso que pode impactar as regiões afetadas pelo fenômeno, com temperaturas até 7ºC acima das médias previstas para o mês de fevereiro.

Na região Centro-Sul, algumas capitais enfrentarão máximas expressivas durante esse período. Porto Alegre atingirá os 39°C, Florianópolis os 33°C, Curitiba os 30°C, São Paulo os 32°C, Rio de Janeiro os 37°C, Vitória os 32°C, Belo Horizonte os 31°C, Campo Grande os 34°C, Cuiabá os 31°C, e Goiânia os 31°C.

A onda de calor no Sul do país, que já estabeleceu recordes de temperatura em algumas cidades na última semana, foi estendida e está prevista para se manter até a próxima quarta-feira (12). Tanto que, recentemente, a Justiça do Rio Grande do Sul determinou o adiamento do retorno às aulas no estado devido ao calor excessivo. Porto Alegre, na segunda-feira (10), foi a capital mais quente do país, registrando uma máxima próxima aos 38°C.

O meteorologista Fábio Luengo destaca que essa onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico próximo à Argentina, o qual impacta diversas regiões. Inicialmente previsto para se encerrar na sexta-feira (7), o fenômeno teve seu fim adiado, afetando parte do Sudeste e Nordeste do Brasil durante esta semana.

A partir da quarta-feira (12) até sexta-feira (21), uma nova onda de calor está prevista para atingir os estados do Sudeste e Nordeste do país. As regiões afetadas poderão registrar temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima das médias esperadas para fevereiro. As capitais do Sudeste têm chance de alcançar recordes de calor em 2025, com São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte já registrando marcas expressivas neste ano.

Entre quarta e quinta-feira (13), São Paulo, apesar de não ser diretamente impactada pela onda de calor, pode chegar aos 34°C e 35°C. Já o Rio de Janeiro pode atingir entre 38°C e 39°C e, em algumas áreas, até 40°C. Belo Horizonte, por sua vez, tem a possibilidade de chegar aos 34°C e 35°C entre quinta e sexta-feira (14), enquanto Vitória pode alcançar os 36°C e 37°C nesses dias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp