Previsão de tempo chuvoso em Belo Horizonte neste sábado (9)

Belo Horizonte amanheceu neste sábado (9) com fortes chuvas que persistiram durante a madrugada, e segundo a previsão da Defesa Civil da capital, o tempo chuvoso deve permanecer ao longo do dia. A expectativa é de céu nublado com precipitações intensas a qualquer hora, com possibilidade de rajadas de vento.

A população da capital mineira deve ficar atenta aos alertas de possíveis alagamentos e deslizamentos de terra, devido à quantidade significativa de chuva que está prevista para o dia. É importante também evitar áreas de risco e seguir as orientações das autoridades locais.

A chegada das chuvas fortes em Belo Horizonte é reflexo de um sistema de baixa pressão atmosférica que se instalou na região, trazendo umidade e instabilidade para a capital e região metropolitana. Há previsão de acumulado de água acima da média para este período do ano.

A Defesa Civil recomenda que a população evite sair de casa, caso não seja necessário, e redobre a atenção ao trafegar pelas vias da cidade. Além disso, é importante manter ralos limpos e caixas d’água fechadas, para evitar possíveis transtornos com alagamentos.

Embora as chuvas sejam bem-vindas para amenizar o período de estiagem que atinge a região, é preciso ter cautela e precaução diante das condições climáticas adversas. A previsão é de que o tempo permaneça instável ao longo do final de semana, com chuvas intermitentes e possibilidade de tempestades.

Acompanhe as atualizações sobre as condições meteorológicas na região e esteja preparado para lidar com eventuais situações de emergência. Em caso de necessidade, acione os órgãos competentes e siga as orientações prestadas para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Artesão cria presépio gigante de mais de 1 mil peças no quintal de casa em Goiânia

Mais de 1 mil peças e 22 anos de construção: artesão impressiona com presépio gigante no quintal de casa em Goiânia

São mais de 15m² que dão vida aos moradores da cidade, templos, animais e instrumentos de trabalho. As peças são feitas no próprio ateliê do artista.

Artesão impressiona com presépio gigante no quintal de casa em Goiânia

Em meio ao Setor Bueno, em Goiânia, o artesão Paulo Lima expõe uma construção que representa parte de Jerusalém no quintal de casa. São mais de 15m² do presépio que reproduz, com riqueza de detalhes, uma das cidades mais antigas do mundo.

Paulo iniciou a construção em 2002 e, desde então, totalizou mais de 1 mil peças feitas de argila. Elas representam os moradores da cidade, animais, soldados romanos e instrumentos de trabalho.

> “Fui restaurar um presépio e começou basicamente assim, com restauração e uma brincadeira. Fiz uma casinha, um castelinho, uma manjedoura e o povo gostou”, diz Paulo Lima.

Os monumentos icônicos, como o palácio do rei Herodes, o Templo de Salomão e as muralhas de Jerusalém, permitem que qualquer um viaje no tempo sem sair de Goiânia. Entre os detalhes da arquitetura que mais chamam a atenção está a fonte que reproduz o Rio Jordão, símbolo de um dos rios mais importantes da região. Essas particularidades ajudam a entender e imaginar como seria a cidade na época de Jesus.

As peças são feitas no próprio ateliê do artista, que fica em sua casa. Ele faz vistorias e reparos semanais para manter a qualidade do presépio. Hoje, o artesão colhe os frutos do trabalho ao ver que sua obra cativa a todos que passam pelas ruas de Goiânia.

> “As pessoas passam no portão, chegam na grade, e eu coloco para dentro para ver, principalmente as crianças, que gostam. Fico feliz com o carinho das pessoas que vêm visitar”, comenta.

De fato, quem passa na rua se encanta com a cena e não hesita em parar para admirar o trabalho. Alessandra Borges, corretora de seguros e morada de Goiânia, afirma que sempre que possui uma oportunidade, visita o presépio. “Eu sempre achei isso daqui muito bonito”, enfatiza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp