Previsão de temporal durante a Semana da Padroeira: veja cuidados ao fazer romaria em dias chuvosos

previsao-de-temporal-durante-a-semana-da-padroeira3A-veja-cuidados-ao-fazer-romaria-em-dias-chuvosos

Semana da Padroeira tem previsão de temporal com raios; veja cuidados ao fazer
romaria em dias chuvosos

O DE conversou com o tenente da Defesa Civil de São Paulo para orientar os fiéis às melhores ações em situações de chuva durante romaria.

A semana que antecede o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no domingo (12), tem previsão de frente fria e pancadas de chuva na região do Vale
do Paraíba, inclusive com risco de raios e queda de granizo.

Nos dias que antecedem o Dia da Padroeira, é comum que o número de fiéis que fazem romaria rumo ao Santuário Nacional de Aparecida aumente.

Com a previsão de chuva, o DE separou algumas dicas para que o peregrino possa fazer um trajeto seguro.

Segundo o tenente da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Maxwell Souza, é importante que cada fiel se programe antecipadamente e fazer pausas regulares, respeitando os limites do corpo.

“Antes de saírem para romaria, é importante que as pessoas programem o trajeto e verifiquem os pontos de apoio ao longo do caminho. Também é importante fazer pausas regulares, cuidar dos pés e evitar caminhar durante a noite. Também é importante respeitar os limites do próprio corpo”, explicou.

Devido à previsão de chuva nas cidades que cortam a região e fazem parte do caminho à Aparecida, a recomendação é que os peregrinos procurem abrigos seguros e não se exponham em áreas abertas na rodovia.

“Temos previsão para possibilidade de chuvas ao longo desta semana na direção do Vale do Paraíba. Por isso, durante a formação de mau tempo, é importante que as pessoas procurem um abrigo seguro para ficar”, afirmou.

As áreas abertas também podem ser um perigo durante temporais, segundo Maxwell. Isso porque há risco de queda de árvores e estruturas metálicas. Além disso, a pista pode ficar mais escorregadia, podendo provocar acidentes.

“Também é importante evitar áreas abertas durante os temporais, porque esses temporais vêm associados com ventos fortes que podem acabar derrubando árvores e também estruturas metálicas”, acrescentou.

A recomendação da Defesa Civil de São Paulo é acompanhar as orientações pelas redes sociais do órgão e, em caso de emergência, deve-se ligar para a Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).

Em 2017, uma romeira de 47 anos morreu durante a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, após ser atingida por um galho de árvore que caiu durante uma chuva.

A romeira fazia o trajeto da Rota da Luz, quando o galho caiu e atingiu ela e um carro na zona rural de Pindamonhangaba.

Na ocasião, ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu a caminho do pronto-socorro da cidade.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA:

50 vídeos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp