Previsão do tempo aponta céu nublado para Salvador neste final de semana; chuva dá trégua após deslizamentos

Chuva dá trégua após semana de deslizamentos de terra e alagamentos em Salvador; confira previsão para o final de semana

Previsão do tempo indica apenas 10% de possibilidade de chuva no sábado e 5% no domingo.

Salvador terá céu nublado no final de semana — Foto: Redes sociais

Depois de uma semana de muitas chuvas, que causaram alagamentos e deslizamentos de terra, a previsão do tempo para Salvador no final de semana é de céu nublado. As chances de chuvas são de apenas 10% no sábado (30) e 5% no domingo (1º), de acordo com a Defesa Civil.

A trégua no temporal começou na quinta-feira (28), após dois dias marcados por tragédias na capital baiana. Na quarta-feira, dois deslizamentos de terra deixaram cinco pessoas soterradas. Duas delas morreram e as outras três foram resgatadas com vida.

Homem resgata cachorro em São João do Cabrito, em Salvador

De acordo com Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas foram resultado da associação de dois sistemas: uma frente fria sobre o oceano e a convergência de umidade vinda da região norte do Brasil, que ocasionou a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Esse sistema é comum nesta época do ano na Bahia, onde as chuvas costumam ser mais frequentes nas regiões oeste, sul e no Vale do São Francisco. Quando o sistema ocorre de forma mais intensa, como neste ano, as chuvas costumam se espalhar por todo o estado, atingindo também a capital e as cidades da região metropolitana.

Defesa Civil de Salvador teve mais de 300 ocorrências em 24h

O resultado disso foi o novembro mais chuvoso desde 1961. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, o acumulado de chuva de novembro chegou a 466 mm, quando o esperado para o mês era de 108 mm. Em apenas 72h, choveu 269 mm na capital.

Até esta sexta-feira (29), não há alertas de perigos emitidos pela Defesa Civil emitidos no final de semana.

MORTES EM DECORRÊNCIAS DAS CHUVAS

Gerson Júnior, Paulo Andrade e Amanda Teles morreram durante chuvas em Salvador e RMS — Foto: Redes sociais

Três mortes foram confirmadas em Salvador e na região metropolitana. Duas vítimas foram soterradas após deslizamentos de terra, enquanto a terceira caiu em um bueiro e foi arrastada pela água. Saiba quem são as vítimas:

Gerson Alexandrino Santos Júnior: o jovem de 23 anos dormia em casa, no bairro de Saramandaia, na quarta-feira, quando um deslizamento de terra fez o imóvel desabar. O corpo foi retirado dos escombros no mesmo dia e enterrado na quinta (28), sob forte comoção dos vizinhos. “Juninho”, como era conhecido na comunidade, deixou dois filhos.

Paulo Andrade: o jovem de 18 anos estava no banheiro de casa, entre a região de Saramandaia e Pernambués, quando um deslizamento de terra soterrou a casa. Além dele, a mãe, o irmão de seis anos e um vizinho foram soterrados, mas foram resgatados com vida. Após 48h de buscas ininterruptas, o corpo de Paulo foi encontrado.

Amanda Teles: a garota de 12 anos voltava da escola, no bairro Urbes, em Dias D’Ávila, quando tropeçou e caiu em um bueiro. Ela foi arrastada pela água. As buscas contaram com o auxílio de câmeras, drones, cachorros e pranchas para vistoriar as tubulações da cidade e o Rio Imbassaí, que passa pela região. Também após 48h, o corpo de Amanda foi encontrado.

Veja mais notícias do estado no DE Bahia.

ASSISTA AOS VÍDEOS DO DE E TV BAHIA 💻

13 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Dono de bar é morto a facadas na Bahia; companheira é presa por suspeita de homicídio

Dono de bar morre após levar 20 facadas na Bahia; companheira é presa suspeita do crime

Caso ocorreu no bairro Jerusalém, em Teixeira de Fretas, próximo ao estabelecimento comercial de propriedade da vítima. Mulher nega ter cometido o crime.

Dono de bar é morto e companheira é presa suspeita do crime na Bahia

O dono de um bar, identificado como Deocevaldo Gonçalves Teixeira, de 52 anos, morreu após levar 20 facadas na quarta-feira (25), em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. A companheira dele, Marlusa Vitória Vitoriano, de 47, foi presa suspeita do crime, mas nega ter matado a vítima.

Conforme apurado pela reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, o casal estava junto há 23 anos. Testemunhas relataram que eles tinham um relacionamento conturbado com pelo menos nove registros de violência doméstica.

O caso ocorreu no bairro Jerusalém, próximo ao estabelecimento comercial de propriedade da vítima. Deocevaldo e Marlusa estavam bebendo e começaram a se desentender.

Segundo a Polícia Civil da região, a vítima teria sido esfaqueada após o desentendimento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o homem morreu no local.

As guias para perícia e remoção do corpo foram expedidas. Ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

A suspeita foi submetida aos exames de praxe e segue à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Teixeira de Freitas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp