Chuva vai continuar? Tempo deve seguir instável em Belo Horizonte até o dia 10
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a chuva deve persistir em Belo Horizonte e região metropolitana até, pelo menos, o dia 10 de janeiro. Claudemir de Azevedo, meteorologista, explica que a instabilidade atmosférica é ocasionada pela atuação de uma massa de ar úmido e instável, juntamente com o padrão da circulação dos ventos típico do verão.
No mês de janeiro, apenas quatro dias já registraram mais de 20% da chuva esperada para todo o período em cinco das nove regiões da capital mineira, de acordo com dados da Defesa Civil. A região Noroeste é a que apresenta o maior acumulado, com 85,8 milímetros de chuva.
O Inmet emitiu um alerta laranja, classificado como de perigo, para chuvas intensas em Belo Horizonte e outras 307 cidades de Minas Gerais. Este alerta prevê a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.
Válido até a manhã deste domingo (05), o alerta laranja do Inmet alerta ainda sobre os riscos da chuva intensa. A Defesa Civil de Belo Horizonte também emitiu seu próprio alerta de chuva, prevendo até 60 milímetros, com raios e rajadas de vento, também vigorando até domingo.
Além disso, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico decorrente das chuvas, que está vigente até o dia 7 de janeiro. Com todas essas informações em mãos, é importante estar atento e seguir as orientações dos órgãos competentes para se proteger e mitigar os possíveis impactos das chuvas na região. O Diário do Estado continuará acompanhando a situação e trará atualizações conforme necessário.