Quando vai parar de chover em BH? Veja previsão do tempo para o fim de semana
Três regionais de BH registraram, em apenas uma semana, mais da metade do acumulado de chuva previsto para janeiro. A chuva intensa provocou estragos na capital e na Grande BH
BH deve registrar aumento de temperatura no fim de semana
Depois de provocar estragos, a chuva continua a atingir Belo Horizonte neste fim de semana. De acordo com a previsão meteorológica, o tempo começa a mudar apenas na segunda-feira (26), quando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que influenciou o tempo em Minas Gerais nos últimos dias, perde força (veja a previsão completa ao fim da reportagem).
Em apenas seis dias, três regionais da capital mineira registraram mais da metade do acumulado de chuva previsto para janeiro. Neste fim de semana, o fenômeno continua influenciando o tempo na cidade, mas com uma baixa intensidade. Ao Diário do Estado, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Anete Fernandes, explicou que a ZCAS começa a perder força ainda no sábado (24), mas vai se dispersar apenas na segunda-feira (26). “A partir de segunda a gente volta a ter condições características de verão”, contou.
De acordo com Anete, o sábado será um dia de céu encoberto. Existe, ainda, a possibilidade de chuva a qualquer hora, com temperaturas baixas, variando entre 15°C e 21°C. “No domingo, começa a reduzir a nebulosidade, então a gente deve ter momentos de mormaço e, talvez, pequenos momentos de abertura de sol”, informou. Na ocasião, as temperaturas na capital variam entre 15° e 24°. Ainda conforme a meteorologista, também existe a possibilidade de chuva a qualquer hora. Já na segunda-feira (26), ela explicou que ocorre a dissipação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
“Então, o céu é nublado a parcialmente nublado, com chuva isolada. Temperaturas em elevação, variando entre 16 e 26° na capital”, contou. Já na terça-feira (27) será um dia de sol entre poucas nuvens. Contudo, existe chance de chuva isolada. Na data, as temperaturas se elevam, com variação entre 17°C e 27°C.
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o sábado deve registrar um acumulado de chuva considerável, de 40 mm, e o domingo (24), 30 mm. Vale ressaltar que a capital mineira segue em alerta severo de risco geológico até segunda-feira (26). O aviso, emitido pela Defesa Civil, indica a possibilidade de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Veja os sinais de risco geológico: Trincas nas paredes, portas e janelas travando, rachaduras no solo, água escorrendo da base do barranco, inclinação de postes ou árvores, muros estufados, estalos ou barulhos incomuns no terreno.
O final de semana continue o final de semana com temperaturas mais elevadas. No sábado (24), as mínimas ficam entre 15° e 18°, com máximas entre 20°C e 22°C. Céu encoberto com pancadas de chuva. Já no domingo (25), a temperatura está em ligeira elevação, com máxima de 24°C e mínima de 15°C. O céu segue encoberto a nublado com pancadas de chuva. A previsão para segunda-feira (26) é de temperatura ligeiramente elevada, com máxima de 26°C e mínima de 16°C. Céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. Por fim, na terça-feira (27), as temperaturas continuarão em elevação, com máxima de 27°C e mínima de 17°C. O céu deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada.
A população de Belo Horizonte deve ficar atenta aos alertas da Defesa Civil e tomar as devidas precauções em caso de sinais de risco geológico. Enquanto isso, a previsão do tempo demonstra uma melhora gradual ao longo dos próximos dias, com o tempo mais aberto e temperaturas mais amenas. Acompanhe as atualizações sobre a previsão do tempo e fique por dentro das recomendações de segurança para enfrentar os possíveis desafios causados pelas condições climáticas.




