Chuva pode persistir na faixa leste de Santa Catarina e há risco de alagamentos; confira a previsão
De acordo com a Defesa Civil, há chances de estragos até a noite de sábado (24). Apesar disso, a instabilidade deve diminuir em relação aos dias anteriores.
A previsão do tempo em Santa Catarina indica que a chuva pode continuar na região leste do estado nesta sexta-feira (23), com risco moderado de alagamentos. No entanto, a instabilidade deve reduzir em comparação com os dias anteriores.
Entre sexta-feira e sábado (24), a circulação marítima manterá o tempo chuvoso na metade leste de Santa Catarina. Nas áreas litorâneas e próximas, a chuva tende a ser persistente e, em alguns momentos, intensa. O risco de estragos permanece até a noite de sábado.
No restante do estado, novas instabilidades provocarão pancadas de chuva e temporais isolados na sexta-feira, com baixo risco de ocorrências relacionadas às chuvas e tempestades.
No amanhecer, as temperaturas ficarão entre 10ºC e 14°C em todo o estado, com valores ainda mais baixos na região da Serra. À tarde, as máximas variam de 15ºC a 20°C entre o Oeste e o litoral, e podem atingir os 23°C no Oeste.
No sábado (24), o tempo tende a firmar no interior do estado, com previsão de sol e aumento das temperaturas, podendo chegar a 27°C no Oeste. Na metade leste de Santa Catarina, o tempo permanecerá instável, com chuva fraca ao longo do dia no Litoral Norte.
Na região central e sul do estado, uma área de baixa pressão favorecerá temporais com chuvas pontualmente intensas. O risco desses eventos é considerado baixo a moderado. Já na metade leste do estado, com o tempo fechado, as temperaturas devem se manter abaixo dos 20°C.
A Defesa Civil divulgou orientações sobre como agir em caso de mau tempo, recomendando buscar abrigo durante temporais, longe de locais perigosos, como janelas, árvores e postes. Evitar dirigir em locais alagados e evitar contato com a água são outras recomendações importantes para prevenir acidentes.
Portanto, fique atento às previsões e orientações da Defesa Civil para se manter seguro diante das condições climáticas adversas. Se necessário, entre em contato pelos telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). G1 SC.