Previsão do tempo instável para o réveillon no Pará: céu nublado e chuvas Confira a previsão do tempo divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o réveillon no Pará.

Pará tem previsão de tempo instável neste réveillon, com céu nublado e chuvas

Confira a previsão do tempo divulgada pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A previsão é tempo instável em grande parte do território paraense nesta terça-feira (31), dia de réveillon.

O Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, aponta que na região metropolitana de Belém o tempo vai variar de parcialmente nublado a nublado, com chuvas moderadas e isoladas durante a madrugada, final da manhã e à tarde.

À noite, o céu estará parcialmente nublado, com ocorrência de chuva rápida e isoladas no início da noite, de acordo com a previsão.

Para a região nordeste, o boletim prevê céu variando de parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuvas fortes e isoladas ao longo do dia.

A previsão é semelhante para a região sudeste, com predomínio de tempo instável, com céu variando entre parcialmente nublado a nublado, e ocorrência de pancadas de chuvas em áreas isoladas.

Já no sudoeste, o tempo ficará instável, variando entre parcialmente nublado e com chuvas isoladas e de intensidade leve a moderada durante o dia.

Na região oeste, que abrange o Baixo Amazonas e a Calha Norte, a véspera de Ano-Novo será com variação de céu claro a parcialmente nublado, e ocorrência de chuvas isoladas. À tarde e à noite o céu terá variação de parcialmente nublado a nublado, com chuvas fortes e isoladas.

No arquipélago do Marajó, o tempo ficará parcialmente nublado, com a ocorrência de chuvas moderadas. À noite, o céu estará parcialmente nublado, com chuvas rápidas e isoladas na área litorânea.

PREVISÃO NO NOVO ANO

No primeiro dia de 2025, a previsão é a seguinte:

Região metropolitana: céu parcialmente nublado a nublado pela manhã e à tarde, ocorrendo chuvas isoladas na madrugada, manhã e início da tarde. Para a noite, a previsão é de tempo parcialmente nublado, sem chuva.

Belém: temperaturas irão variar, com máxima de 32ºC/31ºC e mínima de 23°C/24ºC, enquanto a umidade relativa do ar terá variação de 60 a 100%, com ventos oscilando entre fracos a moderados, predominantes nas regiões Nordeste, Norte e Leste.

Nordeste: parcialmente nublado a nublado pela manhã, com a ocorrência de chuvas isoladas na madrugada e pela manhã. À tarde e à noite, o tempo estará parcialmente nublado, com a presença de chuvas rápidas e isoladas à tarde.

Sudeste: céu nublado, com chuvas isoladas durante a madrugada e a manhã. À tarde e à noite, o céu vai variar de parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas e moderadas, podendo ser acompanhadas de trovoadas na porção norte da mesorregião, no período da tarde.

Oeste: céu variando de poucas nuvens a parcialmente nublado, e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas nos municípios do Baixo Amazonas, no decorrer da manhã e à tarde. Já no período da noite, o céu estará parcialmente nublado, sem chuva.

Marajó: céu parcialmente nublado a nublado, e ocorrência de chuvas isoladas na porção litorânea ao longo do dia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Período de Defeso do Caranguejo-Uçá no Pará: Datas Importantes para 2025

Período defeso no Pará: confira as datas para 2025 do caranguejo-uçá

Período garante a reprodução do animal, muito consumido no estado e em outros locais do país.

1 de 1 Período de defeso garante a reprodução do animal, muito consumido no estado — Foto: Agência Pará

Período de defeso garante a reprodução do animal, muito consumido no estado — Foto: Agência Pará

Com duração de quatro meses, o calendário de 2025 dos períodos de defeso do caranguejo-uçá foi dividido em cinco períodos e organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), válido para diversos estados do Brasil, incluindo o Pará.

Este ano, os períodos estão divididos da seguinte forma:

* 1º: 30 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025
* 2º: 13 a 18 de janeiro
* 3º: 29 de janeiro a 3 de fevereiro
* 4º: 27 de fevereiro a 4 de março
* 5º: 29 de março a 3 de abril

Os defesos serão fiscalizados por agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para garantir a reprodução do animal, sem interferências na natureza.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas às autoridades ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Semas, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa).

O QUE É O PERÍODO DE DEFESO?

O defeso é uma estratégia fundamental para proteger o período reprodutivo do caranguejo-uçá, espécie de grande importância cultural e econômica no Pará, principalmente para as populações ribeirinhas. É importante ainda para assegurar a renovação dos estoques o animal, facilitando o processo natural de reprodução dessa espécie.

Conhecido como período de andada, os crustáceos saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento. Respeitar este período garante a sobrevivência da espécie e o equilíbrio do ecossistema local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp