Vai chover neste fim de semana? Confira a previsão do tempo em todas as regiões do Ceará
O sábado é o dia com maior probabilidade de chuvas, conforme a Funceme.
Chuva deve seguir no fim de semana no Ceará. — Foto: Thiago Gadelha/SVM
As chuvas que caíram no Ceará entre esta quinta-feira (3) e sexta-feira (4) devem seguir no fim de semana. A previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de condições favoráveis para chuvas em todas as regiões do estado até o domingo (6).
✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp
O sábado deve ser o dia com maior instabilidade atmosférica. A Funceme prevê céu nublado a parcialmente nublado durante todo o dia, com chuvas isoladas desde a madrugada em áreas litorâneas, Maciço de Baturité, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.
Pela manhã, as chuvas devem se intensificar na Região Metropolitana de Fortaleza e no Litoral do Pecém. À tarde, o destaque fica por conta das chuvas acompanhadas de trovoadas no centro-norte do estado, com possibilidade de intensidade forte em regiões como Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Jaguaribana. À noite, as precipitações mais intensas devem ocorrer na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.
No domingo, a tendência é de diminuição na área de cobertura das chuvas, com o céu variando entre parcialmente nublado e limpo em algumas regiões. A previsão aponta chuvas isoladas principalmente durante a madrugada e manhã no litoral de Fortaleza, Cariri e Sertão Central, com registros também à tarde e à noite em localidades como Jaguaribana e Litoral Norte.
Chove forte no Ceará nesta sexta-feira (4) e moradores relatam perrengues
Na capital cearense e municípios vizinhos, as precipitações deverão cessar a partir da tarde e com maior estabilidade à noite. O sábado deve apresentar cenário para mais precipitações, especialmente pela manhã, com continuidade durante a tarde. Já no domingo, a previsão é de chuvas isoladas na madrugada e manhã, com céu mais limpo nos períodos da tarde e noite. As precipitações são influenciadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se posiciona ao sul do equador, aliada a fatores locais como o sistema de brisa, altas temperaturas, elevada umidade e a interação dos ventos com o relevo cearense.