Paraná deve ter chuva e sol nesta última semana de inverno; veja previsão do tempo
Chuva deve aliviar seca que persiste há quase 50 dias em algumas cidades do estado. Primavera inicia na segunda-feira do dia 22 de setembro.
Meteorologista explica previsão do tempo para o Paraná nesta última semana de inverno
DE deve ter chuva e sol ao longo desta última semana de inverno, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar).
Segundo o órgão, as nuvens chuvosas vão entrar pelo sul do estado e se estender posteriormente a outras regiões paranaenses. Veja previsão do tempo mais abaixo.
A instabilidade se deve a um “cavado meteorológico” – ou seja, uma série de correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade – que começou a atuar no domingo (14) em direção ao Sul do Brasil.
A previsão do Simepar é que a chuva deve iniciar entre a tarde e a noite desta segunda-feira (15) no extremo sul do estado, e subir em direção às outras regiões até a terça-feira (16), chegando de forma isolada até o norte – onde há cidades passando por uma seca que já dura 49 dias. Saiba mais abaixo.
Na terça-feira (16) a chuva se espalha pelo estado e podem ocorrer pancadas isoladas em vários momentos do dia, sendo mais fortes nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Em toda a região Leste, as temperaturas não devem ultrapassar os 23°C. Na faixa norte, há possibilidade de chuva isolada, ou seja, atingirá apenas algumas cidades, e as temperaturas continuarão altas, acima de 30°C”, explica o Simepar.
No entanto, a chuva deve durar pouco; os meteorologistas do órgão afirmam que na quarta (17) e quinta-feira (18) o tempo volta a ficar estável em todo o estado.
“Com o predomínio do sol, as temperaturas na quinta podem chegar aos 35°C no norte e no noroeste. Já no leste, por conta da nebulosidade nos dois dias, há possibilidade de garoa principalmente nas regiões de serra e as temperaturas terão pouca variação”, explicam.
Na sexta-feira (19), o cenário muda novamente: volta a esquentar bastante, e o tempo quente somado à umidade traz chance de chuva nas regiões mais ao sul, próximas à Santa Catarina, inclusive novamente com possibilidade de tempestades.
Para o sábado (20) e o domingo (21), a previsão é que as condições do tempo permaneçam as mesmas que as de sexta.
Leia também:
Ataque: Casal é esfaqueado enquanto dormia após ex-marido da mulher invadir casa da vítima
Acidente: Mulher que voltava de acampamento de igreja morre em acidente entre carro e caminhão, no Paraná
Violência doméstica: Após ser agredida na frente dos filhos, mulher denuncia que marido escondia arsenal, e armas são apreendidas no Paraná
DE deve ressaltar que a chuva levará alívio para diversas cidades que estão há dias registrando secas. Londrina e Santo Antônio da Platina, por exemplo, estão há 26 dias sem chuva.
Em Cambará, a situação é ainda mais grave: já se passaram 49 dias desde a última chuva acima de 1 mm, que foi em 28 de julho, quando choveu um acumulado de 16,2 mm. Nos dias 8, 20 e 26 de agosto a cidade registrou uma garoa muito fraca, que acumulou apenas 0,2 mm no pluviômetro da estação meteorológica.
“Outras cidades da metade norte também registraram menos de 1 mm nos pluviômetros nos 15 dias que já se passaram em setembro: Apucarana e Pato Branco (0,4 mm), Jaguariaíva e Paranavaí (0,2 mm)”, ressalta o Simepar.
PREVISÃO DO TEMPO
Veja, abaixo, a previsão do tempo divulgada pelo Simepar nesta segunda (15):
– Segunda-feira, 15 de setembro
– Terça-feira, 16 de setembro
– Quarta-feira, 17 de setembro
– Quinta-feira, 18 de setembro
– Sexta-feira, 19 de setembro
VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ:
Leia mais notícias da região em DE Campos Gerais e Sul