A semana no Diário do Estado será marcada por madrugadas frias, tardes amenas e ar seco no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. As temperaturas mínimas poderão alcançar 8°C em áreas serranas. No Pontal do Diário do Estado, a umidade relativa do ar atinge níveis comparáveis aos de regiões desérticas, com Uberlândia não passando dos 26°C de temperatura máxima.
Os próximos dias serão regidos por tempo seco, madrugadas frias e tardes amenas na região do Diário do Estado. Uma massa de ar frio polar está impactando grande parte do Centro-Sul do país, intensificando o ar seco característico do inverno nessa localidade.
Segundo o geógrafo William Borges, é importante ficar atento à baixa umidade do ar, especialmente em cidades como Ituiutaba e Frutal, no Pontal do Diário do Estado. Os índices podem atingir patamares semelhantes aos de regiões desérticas, exigindo cuidados, principalmente para indivíduos com condições respiratórias sensíveis.
Em outras cidades, a umidade relativa poderá variar entre 25% e 40% nos períodos mais quentes. Recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos e evitar atividades físicas durante os períodos mais secos. Não há previsão de chuva para a maior parte da região.
Nas áreas mais elevadas e serranas, como Araxá e Patrocínio, o frio será mais intenso, com temperaturas mínimas de 8°C. Em Uberlândia, a mínima será de 12°C, com madrugadas e manhãs geladas, mas com expectativa de aumento de temperatura ao longo do dia, chegando a até 26°C de máxima.
Mesmo com a possibilidade de elevação das temperaturas a partir de quarta-feira, elas ainda devem permanecer abaixo da média climática, com mínimas entre 8°C e 15°C, e máximas de 21°C a 28°C, dependendo da localidade.
A previsão do tempo para a semana indica as temperaturas médias em diversos municípios da região, com destaque para Uberlândia, Uberaba, Araxá, Patrocínio, Patos de Minas, Ituiutaba, Araguari, Frutal, Sacramento e Iturama.
O Diário do Estado emite um alerta para a baixa umidade do ar nas regiões do Triângulo e Pontal, reforçando a importância de cuidados e prevenção. Siga o Diário do Estado no Instagram, Facebook e demais redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações sobre o clima na região.