Previsão do Tempo: Terça-feira com alerta de chuvas intensas em várias regiões do Brasil

Clima: terça-feira (10) será de tempo instável em boa parte do país

A exceção fica por conta da Região Nordeste. Parte das regiões Centro-Oeste e
Sudeste têm alerta de perigo para chuvas intensas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta terça-feira
(10/12) deve ser de tempo instável na maior parte do Brasil. O órgão emitiu alertas de baixa e média intensidades, sendo eles de “Perigo” e “Perigo Potencial”, respectivamente.

O estado de Santa Catarina, afetado por uma enchente durante o final de semana, e outros 14 poderão ser impactados pela chuvas, conforme o órgão.

ACUMULADO DE CHUVAS

Santa Catarina e Paraná serão afetados pelo aviso de acumulado de chuva. A condição prevê 20 a 30 mm/h de chuva, baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O Inmet aconselha evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Os estados também sofrerão influência do aviso de “Perigo”, que também afetará Mato Grosso do Sul e São Paulo. Com a maior intensidade dentre os outros da previsão, é possível que tenha chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos até 100 km/h.

O órgão aconselha que não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Marcados pelo aviso de “Perigo Potencial” devido às chuvas intensas estão os seguintes estados: Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. A perspectiva é de ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp