PRF apreende 15 kg de cocaína em tanque de combustível, na BR-153

As apreensões de drogas se tornaram rotina no trabalho da Polícia Rodoviária federal (PRF) e já não causam mais espanto, mesmo quando envolvem grandes quantidades e valores elevados. Nesta segunda-feira (21), mais um caso do tipo foi registrado, desta vez na BR-153, município de Porangatu, norte do estado, quando agentes da PRF, em operação de rotina, retiraram de circulação cerca de 15 kg de cocaína.

A droga, avaliada em aproximadamente R$ 2 milhões, era transportada em embalagens reforçadas, dentro do tanque de combustível de um Nissan March. A descoberta se deu após conversa com o motorista, cujas respostas levantaram suspeitas dos policiais rodoviários e levaram a uma vistoria mais minuciosa do veículo. O homem, de 29 anos, e que viajava sozinho, foi preso na hora e encaminhado à Polícia Civil (PC).

Inspeção detalhada

Ao vistoriar o carro, a PRF localizou 13 tabletes de pasta base de cocaína dentro do tanque de combustível, envolvidos em um material emborrachado. O acusado, homem, que é natural de Pernambuco, afirmou ter viajado até Itumbiara, na região sul de Goiás, onde teria comprado a droga. No momento em que foi abordado, estava retornando para o Recife, onde a comercializaria o produto com lucro de 100%.

Preso em flagrante, ele foi conduzido à PC de Porangatu, onde responderá por tráfico de drogas. Caso seja condenado, pode pegar de 5 a 15 anos de reclusão.

Confira apreensão das drogas:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp