Press "Enter" to skip to content

PRF apreende carretas com cigarros de contrabando em Uruaçu

Última atualização 09/07/2022 | 09:46

Nesta sexta-feira, 9, dois homens foram presos na BR-153, em Uruaçu, por contrabando de cigarros. Eles estavam em duas carretas que teriam partido de Aparecida de Goiânia com destino a Belém, no Pará. Os motoristas e os veículos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Goiânia.

 

Os produtos foram encontrados quando agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram o condutor da primeira carreta. Ele afirmou que carregava alimentos, mas apresentou nota fiscal de produtos de limpeza. Desconfiada, a equipe averiguou o carregamento e encontrou os cigarros sem documento. 

 

Um segundo veículo parecido com o primeiro foi avistado pelos policiais, que deram ordem de parada. O motorista reconheceu que transportava gêneros alimentícios e cigarros de origem estrangeiro e apresentou a mesma nota fiscal referente ao conteúdo da outra carreta. 

 

Em 2021, a participação do produto ilícito correspondeu a 48% do mercado no país, segundo dados do Ipec. Foram 53,1 bilhões de cigarros ilegais circulando nas cidades brasileiras. Do total, 39% foram contrabandeados, principalmente do Paraguai. O crime de contrabando ocorre quando alguém descumpre o controle aduaneiro na introdução e extração irregular de mercadorias estrangeiras proibidas no território brasileiro. 

 

Na lista dos produtos mais contrabandeados estão medicamentos sem registro na Anvisa, tabaco para narguilé e material de uso restrito das forças armadas e órgãos de segurança (coletes à prova de balas, spray de pimenta, arma de choque, mira telescópica e capacetes). A pena prevista varia de dois a cinco anos.