Esquema de contrabando de pneus é descoberto após carretas do Paraguai entrarem no Paraná com pneus novos e saírem com pneus carecas, diz PRF
Trocas irregulares foram flagradas em borracharia às margens da BR-277, em Cascavel. Cerca de 20 pneus foram apreendidos.
PRF flagra contrabando de pneus em borracharia de Cascavel
PRF flagra contrabando de pneus em borracharia de Cascavel
Carretas com placas do Paraguai estão entrando no Brasil com pneus novos e retornando ao país vizinho com pneus sem condições de rodagem. A prática foi flagrada na sexta-feira (2) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Cascavel, no oeste do Paraná, e é investigada como esquema de contrabando.
A ocorrência foi registrada em uma borracharia às margens da BR-277, no bairro Presidente. Durante patrulhamento de rotina, os policiais notaram uma movimentação incomum no local e decidiram abordar o estabelecimento.
Na vistoria, a equipe encontrou pneus novos, de origem estrangeira, sendo desmontados de uma carreta paraguaia. Em seguida, outros pneus usados, carecas e sem condições de uso seriam instalados no veículo.
O motorista, de 31 anos, morador de Santa Rita, no Paraguai, contou que entrou no Brasil rodando com os pneus novos e fez a troca na borracharia. Segundo ele, os pneus retirados seriam entregues a clientes em território brasileiro, enquanto a carreta retornaria ao Paraguai sem carga, equipada com pneus usados.
No local estavam apenas montadores, que afirmaram realizar exclusivamente o serviço de desmontagem e montagem dos pneus.
Ao todo, 20 pneus foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal. O motorista foi identificado e deve responder pelo crime de contrabando.
Segundo a PRF, o uso de pneus em más condições representa infração de trânsito grave e coloca em risco a segurança do condutor e de outros usuários da rodovia. A multa para esse tipo de infração é de R$ 195,23 reais, 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possível retenção do veículo.
Leia mais notícias em DE Norte e Noroeste.




