Na manhã de terça-feira, 3, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motorista dirigindo a 172 km/h na BR-060, no Recanto das Emas, Distrito Federal. A velocidade máxima permitida na via é de 80 km/h. O condutor trafegava a mais do dobro do limite estabelecido.
A PRF considera esta infração de trânsito gravíssima. A multa, nesse caso, é de R$ 880,41. Além da multa, o motorista terá a suspensão do direito de dirigir. A PRF não divulgou o nome do condutor. A ação faz parte da Operação Temática de Fiscalização de Velocidade no Distrito Federal (OTEVEL-DF). A operação abrange as BR-040, BR-060 e BR-251 e segue até 13 de setembro.
Casos de excesso de velocidade são frequentes nas rodovias federais. No início do ano passado, câmeras da PRF registraram um veículo a 194 km/h na BR-060, entre Abadiânia e Anápolis. O flagrante ocorreu durante o período do Carnaval. O mesmo carro já havia sido flagrado outras três vezes por excesso de velocidade.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: dirigir acima da velocidade permitida é uma infração gravíssima. A multa pode chegar a quase R$ 1 mil. Além da multa, o condutor terá sete pontos adicionados à sua carteira de habilitação.