Indo de 22 de setembro a 21 de dezembro, a primavera é a estação do ano que se caracteriza pela predominância da baixa umidade do ar, mudanças bruscas de temperatura, dispersão de pólen, proliferação de insetos e maior exposição das pessoas ao ar livre. Por este motivo, diversas pessoas podem ficar mais vulneráveis a doenças com a chegada da estação.
Entre as idades mais afetadas estão as crianças, que ficam mais prósperas na disseminação de algumas doenças. Entre elas, a mais comum é a varicela, mais conhecida como catapora. A doença atinge especialmente crianças menores de um ano, devido a indicação de imunização após a idade.
Doença
A infecção da doença é causada pelo vírus varicela-zóster, que pode levar a um quadro grave de sepse (infecção generalizada) e encefalite viral (inflamação do cérebro). O vírus pode se manifestar através de pequenas bolhas com líquido, chamadas de vesículas, que podem estourar sozinhas e formar uma crosta seca na etapa final.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode ser altamente transmitida para outras pessoas na fase inicial através de contato direto com pessoas infectadas ou líquido de bolhas, tosse, espirro, saliva ou objetos contaminados. Por este motivo, é recomendado que os pais tomem cuidado ao cuidar de crianças.
Tratamento
Assim que diagnosticado, o tratamento é recomendado de acordo com o caso.
Em casos graves, o médico pode indicar o uso de antivirais, como aciclovir. Além disso, também é recomendado remédios para aliviar os sintomas de coceira e medicamentos para baixar a febre, como paracetamol ou dipirona. Os sintomas podem durar de 4 a 16 dias.
Prevenção
Para que não haja contaminação, é essencial evitar o contato com pessoas suspeitas ou diagnosticadas com a doença. Além disso, crianças a partir de um ano devem ser imunizadas com vacinas específicas.
Uma vez infectada, a criança carrega o vírus da catapora para o resto da vida. Logo, na fase adulta, a varicela pode se manifestar como herpes-zóster, causando irritações dolorosas na pele e bolhas no corpo. Para evitar a infecção, é melhor recorrer ao imunizante.