Primeira edição do Enem digital será aplicada neste domingo

A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo, 31. O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Neste primeiro dia de aplicação, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, que será no dia 7 de fevereiro, os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza.

A diferença do Enem habitual para este é somente a forma de realizar a prova, que será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem. Ao todo estão inscritos, no Enem digital, 93 mil estudantes em 104 cidades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Clima atinge novos patamares perigosos em 2024

O ano de 2024 está prestes a ser confirmado como o mais quente da história da humanidade, com o clima atingindo novos patamares perigosos. Segundo análises da World Weather Attribution e da Climate Central, os eventos climáticos extremos foram mais frequentes e intensos. Cidadãos de todo o planeta enfrentaram, em média, 41 dias adicionais de calor intenso, mostrando os impactos das mudanças climáticas. O Rio de Janeiro foi uma das regiões afetadas, com temperaturas acima da média histórica e eventos climáticos cada vez mais extremos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp