Primeira igreja dedicada a Carlo Acutis, santo da internet, é inaugurada em São Paulo

primeira-igreja-dedicada-a-carlo-acutis2C-santo-da-internet2C-e-inaugurada-em-sao-paulo

No Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro (UniÍtalo), localizado na Zona Sul de São Paulo, encontra-se a primeira igreja dedicada a Carlo Acutis, canonizado pela Igreja Católica. O jovem, conhecido como o “primeiro santo millennial”, teve sua paróquia inaugurada em 2023 com uma relíquia de um fragmento de sua pele. O espaço, pequeno e singelo, abriga a imagem de Cristo no centro do púlpito, ao lado das figuras de Carlo Acutis e da Virgem Maria, com a relíquia em exposição em uma das paredes.
A exposição próxima à paróquia detalha a história de Carlo e os milagres que catalogou na internet, tornando-se conhecido como o “padroeiro da internet”. Sua vida foi marcada pela generosidade, dedicando parte de seus bens aos mais necessitados. Beatificado em 2020, a canonização do jovem acontecerá neste domingo (7) e será presidida pelo papa Leão XIV na Basílica de São Pedro.
A relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis, considerada o tipo mais importante pela Igreja Católica, está disponível para veneração na capela da universidade em Santo Amaro. A família de Carlo autoriza doações de relíquias e acompanha a imagem com uma rosa retirada de seu túmulo, mantendo-o em perfeita conservação. O Brasil tem um papel significativo na canonização de Carlo Acutis, com um dos milagres reconhecidos acontecendo em Campo Grande. Sua forte conexão com o país é reforçada pela data de sua morte, coincidindo com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Carlo Acutis, tido como um jovem normal e próximo devido à sua recente passagem pelo mundo terreno, será canonizado juntamente com Pier Giorgio Frassati, reconhecido por ajudar os necessitados. Celebrado como o primeiro santo “millennial”, Acutis nasceu em 1991 em Londres, mas viveu na Itália. A cerimônia de canonização terá transmissão ao vivo do Vaticano, seguida por missa solene e apresentações musicais, encerrando um processo de devoção que reverencia o legado de um jovem que buscou viver com dignidade e fé.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp