Primeira negociação entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo

A primeira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia terminou sem um acordo, segundo a agência estatal de notícias russa, Tass. As delegações se encontraram nesta segunda-feira (28) na fronteira de Belarus. A reunião começou por volta das 12h no horário local (6h em Brasília).

De acordo com a agência RIA, que citou o assessor da presidência ucraniana Mykhailo Podolyak, os representantes irão se encontrar com seus governos para consultas antes de uma segunda rodada de negociações, que deve acontecer nos próximos dias.

Para o governo ucraniano, além da interrupção imediata do conflito, o objetivo da reunião era negociar a saída das tropas russas que invadiram o país. Já o governo russo de Vladimir Putin espera conseguir que a Ucrânia entregue suas armas e declare status de neutralidade, sem entrada na Otan.

Esse é o quinto dia de bombardeio. Kiev, capital, e Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, estão cercadas pelas tropas. Ataques russos contra a Ucrânia também foram registrados em Belarus. Apesar da investida, nenhum ação militar aconteceu durante a reunião.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp