Primeira noite do mês é marcada por Superlua de esturjão; saiba mais

A noite desta terça-feira, 1º, será marcada por uma Superlua de esturjão. De acordo com a plataforma Meteum, Goiânia será uma das cidades favoritas para assistir ao fenômeno por conta da localização e das condições climáticas. O astrônomo Clayton Gúbio informou que todo o estado pode conferir o céu a partir das 17h43. 

“Geralmente, os momentos mais bonitos para se observar, são durante os primeiros 90 minutos. A lua estará mais próxima a sua órbita elíptica do nosso planeta, fazendo com que se torne visualmente maior e mais brilhante”, explicou.

De acordo com o diretor do clube de astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, a superlua pode chegar a um dinâmico 14% maior, que o brilho dela pode aumentar até 30%. Conforme relatado por ele, o fenômeno pode ser visto a olho nu, sem o uso de equipamentos. 

O astrônomo Clayton deu algumas dicas para quem quiser conferir a superlua, como, observar durante os primeiros 90 minutos; procurar lugares altos; ficar em lugares que fiquem de frente para o leste e ficar em regiões com o horizonte desobstruído.

Festa das estrelas

O Instituto Gunstar Team de Astronomia Cultural irá realizar uma “festa das estrelas” para admirar a lua cheia, com direito até com set de DJ para apreciar o fenômeno. Eles estarão reunidos a partir das 17h45, no Morro do Além. No local também haverá telescópios para apreciar melhor, tudo de forma gratuita. 

Superlua de esturjão

A National Aeronautics and Space Administration (Nasa) explica que a lua desta terça-feira é conhecida como “Superlua de esturjão”, fazendo referência a um peixe abundante nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce compartilhados entre o Canadá e os Estados Unidos.

Já o termo “superlua” não possui uma definição astronômica oficial. Ele é utilizado quando a lua cheia ocorre próxima ao perigeu, momento em que está mais próxima da Terra, parecendo maior e mais brilhante.

O perigeu acontece quando a distância entre a lua e a Terra é menor que 360.000 km. Nesse momento, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante em comparação ao apogeu (microlua), quando está mais distante.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos