Press "Enter" to skip to content

Primeiro avião enviado pelo Brasil para Israel resgata 211 brasileiros

Última atualização 10/10/2023 | 15:31

O primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar brasileiros nas áreas de conflito em Israel já deixou o território israelense. A aeronave decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv, nesta terça-feira, 10, e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que acomodou 211 passageiros. O avião com os brasileiros decolou às 20h no horário de Israel, equivalente a 14h no horário de Brasília. O voo seguirá direto, sem escalas, até a capital brasileira, com aterrisagem prevista para esta quarta-feira, 11.

O Itamaraty afirmou ainda que estão previstos mais cinco voos até domingo, 15, com seis aeronaves prontas para a repartição dos brasileiros. A prioridade é que as primeiras aeronaves enviadas sejam do modelo KC-30, que são os maiores aviões da FAB. A previsão do governo brasileiro é que os voos partam do aeroporto internacional de Tel Aviv sempre às 18h do horário local, ou seja, 12h no horário de Brasília.

Na terça, quarta e sexta-feiras e no sábado, serão enviadas as aeronaves KC-30, que tem capacidade para até 210 passageiros, com voos sem escala e pousos no Galeão, no Rio de Janeiro, ou em Brasília. Já o avião enviado na quinta-feira, 12, será um KC-390 e tem capacidade para até 60 passageiros, com paradas em Lisboa, Ilha do Sal e no Recife, desembarcando em Guarulhos.

Resgate terrestre

O Ministério das Relações Exteriores contratou um ônibus para repatriar 26 cidadãos brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10/10). Essa ação de resgate foi planejada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah e tem como objetivo garantir a segurança e o retorno dos brasileiros a seu país de origem.

Em decorrência do aumento das hostilidades, os primeiros brasileiros a serem repatriados já começaram a se dirigir aos pontos de encontro designados em Jerusalém e Tel Aviv.

Um total de cinco ônibus foi disponibilizado para sair das duas cidades com maior concentração de brasileiros e turistas em direção ao Aeroporto Ben-Gurion, que continua operacional.

A operação de repatriação terá início a partir de um ponto de encontro em Rafah, localizado ao sul de Gaza. Apesar de a data e o horário da partida ainda não terem sido divulgados, os interessados em obter mais detalhes sobre a operação, incluindo informações sobre documentação necessária, devem entrar em contato pelo telefone +972 (59) 205 5510.