Primeiro bebê de 2025 em Rio Preto é Lucas Henrique: nascimento especial na virada do ano.

O primeiro bebê nascido em 2025 em Rio Preto é um menino chamado Lucas Henrique. Ele veio ao mundo às 4h, nesta quarta-feira (1º), com 3.514 quilos, 49 centímetros, de parto normal e após nove meses de gestação. Para os pais, essa data será comemorada em dose dupla, conforme celebra o pai da criança, Gustavo Henrique Barbosa da Silva. A foto do recém-nascido foi divulgada por meio do canal do DE Rio Preto e Araçatuba.

Gustavo e Franciele, os pais de primeira viagem, compartilharam que as contrações começaram por volta das 00h30, logo após a virada do ano. A bolsa de Franciele rompeu às 17h do dia anterior e a família seguiu as orientações da equipe de parto, aguardando 24 horas para avaliar se ela entraria em trabalho de parto. Como moram em Tanabi (SP), o casal veio para Rio Preto assim que as contrações começaram.

A experiência de acompanhar um parto normal foi única e indescritível para Gustavo. A chegada do bebê Lucas Henrique em um momento tão especial como a virada do ano tornou a celebração ainda mais memorável para a família. Descoberta a gestação em abril, o parto estava previsto para o dia 31 de dezembro, entretanto, o bebê preferiu esperar o novo ano começar para dar as boas-vindas aos pais.

A alta de mãe e filho está prevista para quinta-feira (2). Em 2024, o Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realizou quase seis mil partos. Gustavo Henrique Barbosa da Silva e Franciele Regina da Silva posaram com o recém-nascido para as fotos de família, compartilhando o momento de felicidade com amigos e familiares. A chegada de Lucas Henrique trouxe ainda mais alegria para o início do ano em Rio Preto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Maria Gabriela Moura cria sebo viajante com mala em Itapetininga (SP): ‘Tornar acessível a todos’

Mulher cria ‘sebo viajante’ usando mala para transportar livros em Itapetininga: ‘Tornar acessível a todos’

Maria Gabriela Moura, de 35 anos, começou o projeto ‘Viaje com os livros’ em 2016. Em 2024 ela inaugurou sua banca de livros na região central de Itapetininga (SP).

Maria Gabriela Moura, de 35 anos, cria ‘sebo viajante’ em Itapetininga (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/Maria Gabriela

Uma mala, paixão pela leitura e a vontade de compartilhar a magia dos livros. A soma destes três fatores levou Maria Gabriela Moura, de 35 anos, a criar o sebo “Viaje com os livros”, que desde 2016 reúne obras literárias que são doadas ou pagas quando o leitor puder.

O sebo foi criado em 2016 após um evento em Itapetininga (SP), onde Maria levou os livros dentro de uma mala. A “banca” de livros na região central foi inaugurada em 2024 após a moradora sentir falta de sebos no município.

Inicialmente, o projeto era somente de doação de livros. Depois, passou a ser uma espécie de “pague quando puder” para cobrir os custos dos eventos que participava. Em um ano, o projeto cresceu e ela passou a ser procurada para vender seus livros. Assim, deu início ao sebo.

A mala com os livros já passou por diversas cidades da região de Itapetininga e Sorocaba. Gabriela participa de festivais de música, feiras e também visita escolas para contar como funciona o sebo e levar doações para crianças.

Nas redes sociais, a “livreira” compartilha com os seguidores as edições que estão disponíveis para compra, assim como os eventos que irá participar. Ela também possui uma loja online, pela qual já chegou a enviar os livros para diversos estados, como Rio de Janeiro, Recife, Minas Gerais e Mato Grosso.

Há cinco anos, Gabriela tentou alugar uma banca para expandir o sebo, mas não conseguiu. Em 2024, ela conseguiu realizar o sonho. A banca fica na Praça do Rosário, no Centro de Itapetininga. Para ela, a banca tem sido a experiência de viver um sonho, pois é possível ter uma interação maior com as pessoas que vão até o local.

Atualmente, Maria Gabriela está buscando criar um clube de leitura na praça para promover a cultura literária em espaços públicos. Em 2021, ela foi contemplada pela Lei Aldir Blanc com o projeto “Hora do Conto: Uma Viagem ao Mundo da Imaginação”. No ano passado, participou do projeto “Expedição literária”, com contação de histórias, oficinas para crianças e doação de livros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp