Primeiro caso de sarampo é confirmado em Goiás

Primeiro caso de sarampo em Goiás. A pessoa mora em Alto Paraíso de Goiás, região norte. O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Foi divulgado uma nova recomendação em que todos os bebês entre seis meses e menos de um ano devem tomar uma dose extra da vacina.

Em todo o estado foram 38 casos notificados, dentre eles 23 já foram descartados e 14 seguem em investigação.  Como existem ao menos um caso já confirmado, o indicado é vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com o caso suspeito em até 72 horas.

A SES-GO afirmou que a pessoa infectada reside em Alto Paraíso, mas que contraiu a doença em São Paulo e apresentou os sintomas em Santa Catarina. Então eles avaliam a possibilidade que não há surto ativo de sarampo em Goiás.

Até o momento o Brasil tem 1.845 casos de sarampo confirmados até 18 de agosto. Nos últimos 90 dias o aumento foi de 1.680 casos. Os registros já foram feitos em 88 cidades e 11 estados. O MS afirma que a doença já afeta, Rio, São Paulo, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Bahia, Goiás, Sergipe e Piauí.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp