Primeiro caso de sarampo em SP em 2025: homem vacinado e recuperado

primeiro-caso-de-sarampo-em-sp-em-20253A-homem-vacinado-e-recuperado

Estado de SP registra primeiro caso de sarampo em 2025

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, trata-se de um homem, de 31 anos, morador da capital paulista e vacinado.

O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de sarampo deste ano, informou nesta sexta-feira (18) a Secretaria de Estado da Saúde. O último caso de transmissão local da doença — conhecido como caso autóctone — havia sido registrado em 2022.

Segundo a secretaria, o caso envolve um homem de 31 anos, morador da capital paulista e com esquema vacinal completo. Ele não precisou ser internado e já está recuperado, sem apresentar sintomas.

O local provável de infecção ainda está em investigação. A pasta afirmou que todas as medidas de controle e prevenção foram adotadas em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP) e o Ministério da Saúde (MS).

Vacinação

A vacinação contra o sarampo é considerada a principal forma de prevenção contra a doença. A vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, atingiu a cobertura vacinal de 98,7% em 2024, o maior índice desde 2016.

Todas as pessoas de 12 meses a 59 anos de idade estão aptas para receberam o imunizante, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas.

Brasil recupera certificado de país livre do sarampo e da rubéola

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp