Press "Enter" to skip to content

Primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica em Goiânia imuniza mais de 28 mil cães e gatos

Última atualização 18/09/2023 | 15:55

No primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 28.757 doses foram aplicadas, sendo 24.898 em cachorros e 3.859 em gatos. A ação, realizada neste sábado ,16/9, disponibilizou 405 pontos de vacinação, distribuídos nos sete distritos sanitários de Saúde da Capital.

Durante esta semana, de segunda-feira ,18/9, a sexta-feira 22/9, das 9h às 17h, as doses continuam disponíveis nas sedes dos distritos sanitários das regiões Sul, Leste e Campinas/Centro, além de quatro pontos fixos, como a Unidade de Vigilância em Zoonoses, a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), além da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Faculdade de Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Nesses locais e nas sedes dos distritos, haverá doses disponíveis até o dia 7 de outubro. O morador de Goiânia que tiver acima de cinco animais pode agendar a vacinação pelos telefones: 3524-3131, 3524-3129 (WhatsApp) e no 3524-3130 (plantão).

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o vírus da raiva tem circulado em áreas urbanas e há risco de transmissão da doença para animais domésticos e para humanos. “A vacina é a melhor forma de proteção contra a raiva, que é uma doença grave e altamente letal. Por isso, a continuidade das ações de vacinação”, salienta o diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Mariano Reis.

Raiva

A raiva é uma doença grave que pode ser transmitida tanto para o ser humano como para os animais pela saliva de mamíferos infectados por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou machucados. Tanto na área urbana quanto nas zonas rural e silvestre o morcego é o reservatório do vírus e fonte de transmissão para os outros animais, como bois, cavalos e micos.

Na área urbana, a raiva é mais comumente transmitida por cães e gatos contaminados. Esses animais com suspeita de raiva apresentam sintomas como salivação espessa e excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, além de alterações de comportamento, como agressividade, autoataque, cansaço e reclusão em locais escuros.

Confira os locais de vacinação de segunda-feira ,18/9, a sexta-feira ,22/9:

  • Distrito Sanitário Sul: Praça C-221, sem número, Jardim América
  • Distrito Sanitário Leste: Avenida Cristóvão Colombo, 136, Jardim Novo Mundo
  • Distrito Sanitário Campinas/ Centro: Rua 67-A, 221, Setor Norte Ferroviário
  • Unidade de Vigilância em Zoonoses: Rodovia GO-020, Km 08, Fazenda Vau das Pombas
  • Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet): Avenida José Martins Guerra, sem número, Jardim Balneário Meia Ponte
  • Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG: Rua R-2, 1.853, Chácaras Califórnia
  • Faculdade de Veterinária da PUC: Câmpus II, Avenida Engler, 507, Jardim Mariliza