Press "Enter" to skip to content

Enem: Primeiro dia tem questões objetivas e redação para mais de 138 mil inscritos em Goiás

Última atualização 13/11/2022 | 08:13

Na tarde deste domingo, 13, mais de 138 mil inscritos no Enem em Goiás terão o primeiro dia de provas para tentar uma vaga na universidade. Eles responderão questões sobre linguagens e códigos, ciências humanas e ainda farão uma redação.  Os portões serão abertos às 12h e têm fechamento exatamente às 13h. As provas ocorrerão entre 13h30 e 19h.  

 

Os inscritos devem levar caneta esferográfica preta de tubo transparente, documento de identificação válido físico ou digital e máscara facial nos estados ou municípios em que é obrigatório. O gabarito oficial deve ser publicado somente na próxima quarta-feira, 16, no site do Inep.

 

A reaplicação da prova é permitida aos estudantes diagnosticados com covid na semana anterior ou véspera do exame. O comprovante da doença deve ser anexado à solicitação feita pela internet. A data das novas provas ainda não foi divulgada. A segunda etapa do Enem está marcada para o dia 20 de novembro, quando haverá provas de ciências da natureza e de matemática. 

 

Os resultados individuais devem ser liberados  em março de 2023 na página do participante ou aplicativo do Enem.  Cerca de 3,3 milhões de estudantes brasileiros participam do processo nesta edição. O número é 10% maior que o registrado no ano passado e o maior desde a edição de 2005.

 

As notas do Enem são utilizadas para ingresso em universidades públicas por meio do  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e nas privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concedem bolsas parciais ou integrais, confirmando o desempenho do candidato.  Além disso, o processo é  válido para os alunos entrarem em 50 instituições de ensino de Portugal.

 

Os cursos mais concorridos, conforme estatísticas de 2020 do Censo da Educação Superior, foram Pedagogia, Direito, Administração, Contabilidade e Enfermagem.  Ao todo, o Brasil tem 304 instituições de ensino superior públicas, sendo 38,8% federais (118); e 18,8% municipais (57) e 2.153 privadas. 

 

Decadência

 

Um estudo recente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio do Instituto Unibanco, revelou que durante o governo Bolsonaro somente 25% dos alunos que saem da escola pública fizeram o Enem. No início da gestão dele, o índice chegava a 50%. Na edição 2021, o processo registrou a menor participação de estudantes de colégios estaduais goianos estudantes de escolas estaduais desde 2013.