O primeiro eclipse solar do ano ocorre neste sábado (30). Parcial, o fenômeno não poderá ser observado de todo o país, o mais provável é que ele esteja mais visível no extremo Sul. O eclipse está previsto para ter início às 17h28. Porém, o pico deve ocorrer às 18h12 a depender da localização.
Como ele acontecera perto do horário do pôr do Sol a cobertura do nosso astro não chegava aos 7%. De acordo com a NASA, o evento estará mais visível no Chile, Argentina, na maior parte do Uruguai, no oeste do Paraguai e no sudoeste da Bolívia e do Peru, mas a cobertura do disco solar varia dependendo do local.
Alguns locais do Sul do Oceano Pacífico, Antártico e uma parte do Atlântico também poderão observar o fenômeno. Assim como regiões da costa noroeste da Antártida.
Para alguns astrólogos, o eclipse pode trazer mudanças e surpresas, tanto boas quanto ruins, algumas semanas antes e até seis meses depois.
O próximo eclipse está previsto para a noite do dia 15 de maio. Desta vez, será um eclipse total da Lua e poderá ser observado em todo o Brasil.