Primeiro eclipse solar do ano acontece neste sábado, 30

O primeiro eclipse solar do ano ocorre neste sábado (30). Parcial, o fenômeno não poderá ser observado de todo o país, o mais provável é que ele esteja mais visível no extremo Sul. O eclipse está previsto para ter início às 17h28. Porém, o pico deve ocorrer às 18h12 a depender da localização.

Como ele acontecera perto do horário do pôr do Sol a cobertura do nosso astro não chegava aos 7%. De acordo com a NASA, o evento estará mais visível no Chile, Argentina, na maior parte do Uruguai, no oeste do Paraguai e no sudoeste da Bolívia e do Peru, mas a cobertura do disco solar varia dependendo do local.

Alguns locais do Sul do Oceano Pacífico, Antártico e uma parte do Atlântico também poderão observar o fenômeno. Assim como regiões da costa noroeste da Antártida.

Para alguns astrólogos, o eclipse pode trazer mudanças e surpresas, tanto boas quanto ruins, algumas semanas antes e até seis meses depois.

O próximo eclipse está previsto para a noite do dia 15 de maio. Desta vez, será um eclipse total da Lua e poderá ser observado em todo o Brasil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos