Primeiro helicóptero em Marte tem voo adiado

Primeiro helicóptero em Marte tem voo adiado

O Ingenuity (“inventividade”, em português) da Nasa, helicóptero com aspecto de drone que será o primeiro a voar em Marte ou qualquer planeta extraterrestre, teve seu voo teste adiado pela segunda vez em uma semana. Não há previsão para quando o evento será realizado.

O voo estava programado para segunda-feira, 12, e depois foi movido para quarta-feira, 14. O adiamento foi justificado porque durante o teste de pré-voo, a equipe da Nasa percebeu que o movimento das hélices não estava indo como previsto, e que para resolver o problema, precisam instalar um novo software de controle de voo e realizar algumas modificações.

“Esta atualização de software modificará o processo pelo qual os dois controladores de voo inicializam, permitindo que o hardware e o software façam a transição com segurança para o estado de voo. Embora o desenvolvimento da nova mudança de software seja direto, o processo de validá-lo e concluir seu uplink para o Ingenuity levará algum tempo. Estamos confiantes na capacidade da equipe de superar este desafio e se preparar para o histórico primeiro vôo controlado do Ingenuity em outro planeta”, afirmou a Nasa em comunicado.

O Ingenuity é um helicóptero pequeno, que parece com um drone, e foi para Marte dentro da “barriga” do rover Perseverance, personagem principal dessa missão da Nasa. Seu peso é de 1,8 quilos e seu primeiro objetivo é demonstrar que é possível voar em Marte e recolher dados sobre o comportamento de uma nave em outro planeta.

No primeiro voo teste, o Ingenuity deve decolar, subir até três metros de altura, ficar parado no ar por 30 segundos e pousar. Se tudo ocorrer como programado, outros voos de teste irão acontecer no próximo mês.

A operação do helicóptero é totalmente autônoma. A equipe enviará comandos com antecedência, mas o Ingenuity poderá tomar suas próprias decisões sobre como voar e se manter aquecido.

Foto: Nasa

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mattel imprime endereço de site pornô em embalagem de bonecas

A gigante do brinquedo Mattel enfrenta um escândalo após um erro na embalagem de suas bonecas temáticas do filme “Wicked”, que direciona os compradores para um site pornográfico. O erro foi descoberto durante o fim de semana, quando usuários nas redes sociais compartilharam fotos da URL impressa na parte de trás das caixas das bonecas da edição especial.
 
Em vez de direcionar para a página oficial do filme no site WickedMovie.com, o endereço leva a um site de filmes adultos. A Mattel, em uma declaração enviada à Associated Press, afirmou que foi “informada sobre um erro de impressão na embalagem das bonecas da coleção Mattel Wicked,” que são principalmente vendidas nos Estados Unidos.
 
“Lamentamos profundamente esse erro lamentável e estamos tomando medidas imediatas para corrigi-lo,” acrescentou a empresa. A Mattel não confirmou se essa ação inclui retirar os produtos não vendidos com o link incorreto das lojas. No entanto, na manhã de segunda-feira, pelo menos algumas dessas bonecas Wicked pareciam não estar mais disponíveis ou fora de estoque em sites como Amazon, Target e no próprio site da Mattel.
 
A empresa está orientando os consumidores que já possuem as bonecas a descartarem a embalagem ou ocultarem o link — e a entrarem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Mattel para mais informações. A coleção especial de Wicked foi lançada no início deste ano, com uma promoção compartilhada no Instagram em julho mostrando Cynthia Erivo e Ariana Grande, que interpretam Elphaba e Glinda no próximo filme da Universal Pictures.
 
O musical da Broadway “Wicked” foi dividido em duas partes para sua adaptação cinematográfica. O primeiro capítulo de “Wicked” será lançado nos cinemas em 22 de novembro, com a parte dois prevista para 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos