O Ingenuity (“inventividade”, em português) da Nasa, helicóptero com aspecto de drone que será o primeiro a voar em Marte ou qualquer planeta extraterrestre, teve seu voo teste adiado pela segunda vez em uma semana. Não há previsão para quando o evento será realizado.
O voo estava programado para segunda-feira, 12, e depois foi movido para quarta-feira, 14. O adiamento foi justificado porque durante o teste de pré-voo, a equipe da Nasa percebeu que o movimento das hélices não estava indo como previsto, e que para resolver o problema, precisam instalar um novo software de controle de voo e realizar algumas modificações.
“Esta atualização de software modificará o processo pelo qual os dois controladores de voo inicializam, permitindo que o hardware e o software façam a transição com segurança para o estado de voo. Embora o desenvolvimento da nova mudança de software seja direto, o processo de validá-lo e concluir seu uplink para o Ingenuity levará algum tempo. Estamos confiantes na capacidade da equipe de superar este desafio e se preparar para o histórico primeiro vôo controlado do Ingenuity em outro planeta”, afirmou a Nasa em comunicado.
O Ingenuity é um helicóptero pequeno, que parece com um drone, e foi para Marte dentro da “barriga” do rover Perseverance, personagem principal dessa missão da Nasa. Seu peso é de 1,8 quilos e seu primeiro objetivo é demonstrar que é possível voar em Marte e recolher dados sobre o comportamento de uma nave em outro planeta.
No primeiro voo teste, o Ingenuity deve decolar, subir até três metros de altura, ficar parado no ar por 30 segundos e pousar. Se tudo ocorrer como programado, outros voos de teste irão acontecer no próximo mês.
A operação do helicóptero é totalmente autônoma. A equipe enviará comandos com antecedência, mas o Ingenuity poderá tomar suas próprias decisões sobre como voar e se manter aquecido.
Foto: Nasa