Vídeo: Primeiro-ministro francês cita cloroquina e vota proibição de voos brasileiros no país

Parlamentares franceses deram risadas quando o primeiro-ministro da França, Jean Castex, falou sobre o uso de hidroxicloroquina no Brasil. Além disso, os deputados aplaudiram a decisão de passar a não aceitar mais voos do Brasil.

“O Brasil está numa situação absolutamente dramática, com uma variante mais perigosa, que infecta mais. Me desculpe, deputado, mas o senhor torce um pouco a realidade dando a entender que o governo não fez nada, mas é falso, completamente falso. Mas se tem uma coisa que não fizemos foi seguir suas recomendações de preconização. Você escreveu ao presidente da república em 2020 para aconselhar a prescrição de hidróxido de cloroquina”, disse o ministro, recebendo risada dos outros parlamentares.

“Gostaria de dizer que o Brasil é o país onde ela é mais prescrita”, acrescenta, recebendo aplausos.

“Toda pessoa que sai do Brasil para a França tem que apresentar um teste negativo na embarque e outro na chegada. E permanecer 10 dias em isolamento. Percebendo que a situação se agravou, decidimos suspender, até segunda ordem, todos os voos entre o Brasil e França.”

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp