Press "Enter" to skip to content

Primeiro receptor de rim de porco recebe alta após cirurgia realizada por médico brasileiro

Última atualização 04/04/2024 | 16:20

O primeiro ser humano a receber um rim de porco geneticamente modificado durante um transplante recebeu alta hospitalar nos Estados Unidos na quarta-feira, 3. Richard Slayman, de 62 anos, expressou que não se sentia tão saudável há muitos anos.

Richard compartilhou em suas redes sociais que está vivendo um momento pelo qual esperou durante anos. “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, declarou.

O procedimento foi conduzido pelo médico brasileiro Leonardo Riella. A cirurgia inovadora aconteceu em 16 de março em um hospital em Boston, onde Riella trabalha.

Em entrevista ao Jornal da Globo, Riella compartilhou a emoção ao ver o paciente deixar o hospital. “A gente trabalhou meses para que o transplante fosse bem-sucedido. Acho que ver ele saindo do hospital, e ele poder ir para casa com o rim funcionando, foi uma emoção muito grande”, relatou.

Doença renal

Richard Slayman foi diagnosticado com uma doença renal em estágio avançado, além de diabetes tipo 2 e hipertensão, fazendo diálise há sete anos.

Após um transplante de rim de outra pessoa em 2018, que falhou cinco anos depois, e voltando à diálise em 2023, Richard aguardava na fila por um novo rim. No Brasil, são 30 mil pacientes na mesma situação; nos Estados Unidos, onde Richard reside, são 100 mil.

O transplante de rim suíno representa um avanço significativo na medicina, oferecendo esperança às pessoas que aguardam por órgãos. Além de aumentar a oferta de órgãos e salvar vidas, a pesquisa visa desenvolver alternativas ao tratamento por hemodiálise.