Veja as principais transferências do futebol mundial em 2024
Como estão as grandes contratações feitas no último ano?! Confira o panorama de alguns dos grandes reforços mundo afora
Mbappé decepciona no Real Madrid? Flow Sport Club debate
O ano de 2024 chega ao fim e o de faz uma retrospectiva das principais contratações do futebol internacional. Quais foram as transferências que geraram maiores expectativas (e investimento) e como está o panorama destes jogadores? Deram certo ou ainda não convenceram? Fique por dentro!
✅Siga o novo canal de Futebol Internacional no WhatsApp
MBAPPÉ – REAL MADRID
Kylian Mbappé protagonizou uma das transferências de maior impacto das últimas décadas do futebol mundial. Depois de alguns anos de namoro, o atacante deixou o Paris Saint-Germain ao fim de seu contrato e assinou com o Real Madrid em junho deste ano.
De lá para cá, foram altos e baixos. Os 14 gols e quatro assistências em 24 jogos estão longe de serem dados ruins. Mas se tratando de um jogador como Mbappé, são números que geram críticas. É nítido o momento de adaptação que ele ainda vive no Real, tentando se encaixar num ataque ao lado de Vini Jr, Rodrygo e Jude Bellingham. Nos últimos quatro jogos do ano, o astro marcou quatro gols, além de dois passes para seus companheiros marcarem, demonstrando o crescimento que pode estar por vir em 2025.
ENDRICK – REAL MADRID
Ainda que menos badalado, outro reforço do Real Madrid na temporada que gerou expectativa foi o brasileiro Endrick. O ex-Palmeiras chegou aos 18 anos e também alternou momentos de alta e baixa. Normal para a adaptação de um jovem no futebol europeu e em meio a uma fase de oscilação de sua equipe.
Com poucas oportunidades no início da temporada, Endrick surpreendeu com gols sobre Valladolid e Atalanta, mesmo entrando na reta final das partidas. Passou a ter mais chances com Ancelotti e chegou a ser titular em um jogo da Champions, contra o Lille. Mas não foi bem na ocasião e, desde então, participou pouco.
JULIÁN ÁLVAREZ – ATLÉTICO DE MADRID
Comprado pelo Atlético de Madrid por 75 milhões de euros (R$ 481 milhões) pagos ao Manchester City, Julián Álvarez foi a transferência mais cara da janela do meio do ano. Assim como os atacantes citados anteriormente, passou por um período de adaptação, mas já mostra o que podemos esperar em 2025.
Ao todo, foram 12 gols e duas assistências em 26 jogos. Num recorte mais recente, são cinco bolas nas redes e um passe para gol em sete jogos. Álvarez tem sido importante no crescimento do Atlético na temporada, já chegando à liderança do Campeonato Espanhol.
DANI OLMO – BARCELONA
Grande reforço do Barcelona para a temporada 2024/25, Dani Olmo chegou em meio a um momento delicado do clube, que tem dificuldades de se enquadrar no Fair Play Financeiro da LaLiga. Por conta disso, demorou a ser inscrito e ficou de fora das três primeiras rodadas do Espanhol.
Quando jogou, deu conta do recado e teve ótimas atuações, marcando seis gols, além de uma assistência, em 15 partidas. Mas o acordo para sua inscrição vai até o fim de dezembro. Após derrota judicial, o Barcelona tem até esta terça-feira para gerar receita e conseguir mantê-lo na equipe. Caso contrário, o jogador terá a opção de rescindir unilateralmente o seu contrato e ficar livre no mercado.
SAVINHO – MANCHESTER CITY
Savinho foi um dos reforços do Manchester City para a atual temporada europeia. Após se destacar no Girona em 2023/24, teve impacto imediato na equipe de Pep Guardiola, com boas participações principalmente pelo lado direito.
O cenário não é favorável para o brasileiro, já que sua equipe vive a maior crise dos últimos anos, com apenas duas vitórias nos últimos 14 jogos. Apesar disso, Savinho tem tido atuações elogiáveis. Sua finalização ainda é o principal ponto a evoluir. O atacante de 20 anos tem cinco assistências e um gol marcado em 24 jogos na Inglaterra.
VITOR ROQUE – BARCELONA/REAL BETIS
Vitor Roque deixou o Athletico-PR e foi jogar no Barcelona em janeiro deste ano. Após ter poucas oportunidades sob o comando de Xavi Hernández, foi emprestado ao Real Betis no meio do ano. No clube catalão fez 16 jogos e apenas dois gols. Aos 19 anos, o centroavante ainda vive fase de adaptação ao futebol europeu e soma seis gols em 23 partidas na nova equipe.
JOÃO FÉLIX – CHELSEA
Carregando o peso de ser a 5ª maior transferência da história do futebol (custou 127,2 milhões de euros ao Atlético de Madrid, em 2019/20), João Félix começou o ano emprestado ao Barcelona, onde mais uma vez não se firmou. Em agosto, reforçou o Chelsea, onde também já tinha passado por empréstimo.
Desta vez foi contratado em definitivo, por 52 milhões de euros. Até aqui, segue sem justificar o investimento. Apesar do bom momento do Chelsea, João Félix não tem tido sequência como titular. Fez 16 jogos, com cinco gols e duas assistências na temporada.
JADON SANCHO – DORTMUND/CHELSEA
Após anos em baixa no Manchester United, Jadon Sancho iniciou o ano sendo emprestado ao Borussia Dortmund, onde surgiu de forma encantadora até 2021. Na volta ao clube alemão, foi titular no vice-campeonato da Champions League e voltou à Inglaterra valorizado.
Em agosto reforçou o Chelsea, em novo empréstimo vindo do United. Tem sido importante na boa campanha que a equipe de Enzo Maresca faz na Premier League. Tem cinco assistências e dois gols em 14 jogos na atual temporada.
DOUGLAS LUIZ – JUVENTUS
Douglas Luiz chegou ao futebol italiano com grandes expectativas, após brilhar na Premier League com a camisa do Aston Villa. Apesar disso, o volante não teve muitas oportunidades com o técnico Thiago Motta, e quando entrou em campo não justificou o investimento de 51 milhões de euros.
O volante ex-Vasco fez 12 jogos até aqui na Juve, sendo apenas dois como titular. De acordo com a imprensa italiana, o jogador é alvo de clubes como Manchester City e Manchester United para a próxima janela de janeiro.
MARCOS LEONARDO – BENFICA/AL-HILAL
Outro jovem brasileiro que saiu cheio do Brasil cheio de expectativas em 2024 foi Marcos Leonardo. Vendido do Santos para o Benfica em janeiro por 22 milhões de euros, o atacante de 21 anos fez oito gols em 24 partidas e impressionou, mesmo com pouca sequência.
Em setembro, deixou o futebol europeu para reforçar o Al-Hilal, por 40 milhões de euros, ocupando uma das recém-criadas vagas de estrangeiros sub-21 da equipe. Até então, soma oito gols em 16 partidas na Arábia Saudita.