Fim do ciclo? Príncipe Charles substitui Rainha Elizabeth II em cerimônia oficial

Príncipe Charles substitui Rainha Elizabeth II em cerimônia de abertura do parlamento

Nesta terça-feira (10) a rainha Elizabeth II foi substituída pelo filho e herdeiro, o Príncipe Charles, durante a cerimônia de abertura oficial do parlamento britânico. O evento é considerado um dos mais tradicionais e esperados pela população do Reino Unido. 

Elizabeth II, de 96 anos, costuma abrir a sessão parlamentar com a leitura do programa legislativo, documento que é elaborado pelo governo para os 12 meses seguintes. Durante as sete décadas do reinado de Elizabeth, a monarca só faltou ao evento duas vezes: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew, 61, e do príncipe Edward, 65, respectivamente. 

A Casa Real explicou em um comunicado oficial que “Devido a problemas de mobilidade e após avaliação médica, Elizabeth decidiu de forma contrária a não comparecer no evento pela primeira vez em 59 anos”. 

O príncipe Charles, 73, que tem substituído cada vez mais a mãe em eventos oficiais da coroa britânica, não chegou ao evento com a tradicional carruagem real, e sim em um Rolls-Royce oficial com o teto transparente, acompanhado pela esposa, a Duquesa da Cornualha, Camilla Parker. Além de nã chegar ao parlamento na tradicional carruagem real o príncipe também não usou a tradicional capa de armino optando por usar um uniforme militar com várias condecorações. Ele também não trajou a coroa usada por sua mãe nas cerimônias que participou, a coroa ficou sobre uma almofada durante toda a cerimônia diante do espaço vazio deixado pelo trono ausente da monarca. 

O príncipe de Gales se sentou em um trono menor, o qual ele já havia ocupado em outras ocasiões ao lado de sua mãe. Além da esposa de Charles, também estava presente no evento o príncipe William, filho mais velho de Charles  e segundo na linha de sucessão ao trono. 

Saúde da Rainha Elizabeth II

A saúde da monarca britânica tem sido motivo de preocupação desde que os médicos ordenaram que ela ficasse de repouso em outubro do ano passado. Além disso, Elizabeth precisou ficar hospitalizada para passar por exames. Desde então a rainha tem cancelado sua participação em grandes eventos e já foi observada andando com dificuldade e usando uma bengala. 

Este ano, nos dias 2 e 5 de junho será comemorado o “jubileu de platina”, 70 anos de reinado, de Elizabeth II. Esse é considerado um recorde para qualquer monarca da Grã-Bretanha. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp