Press "Enter" to skip to content

Fim do ciclo? Príncipe Charles substitui Rainha Elizabeth II em cerimônia oficial

Última atualização 10/05/2022 | 16:33

Nesta terça-feira (10) a rainha Elizabeth II foi substituída pelo filho e herdeiro, o Príncipe Charles, durante a cerimônia de abertura oficial do parlamento britânico. O evento é considerado um dos mais tradicionais e esperados pela população do Reino Unido. 

Elizabeth II, de 96 anos, costuma abrir a sessão parlamentar com a leitura do programa legislativo, documento que é elaborado pelo governo para os 12 meses seguintes. Durante as sete décadas do reinado de Elizabeth, a monarca só faltou ao evento duas vezes: em 1959 e 1963, quando estava grávida dos príncipes Andrew, 61, e do príncipe Edward, 65, respectivamente. 

A Casa Real explicou em um comunicado oficial que “Devido a problemas de mobilidade e após avaliação médica, Elizabeth decidiu de forma contrária a não comparecer no evento pela primeira vez em 59 anos”. 

O príncipe Charles, 73, que tem substituído cada vez mais a mãe em eventos oficiais da coroa britânica, não chegou ao evento com a tradicional carruagem real, e sim em um Rolls-Royce oficial com o teto transparente, acompanhado pela esposa, a Duquesa da Cornualha, Camilla Parker. Além de nã chegar ao parlamento na tradicional carruagem real o príncipe também não usou a tradicional capa de armino optando por usar um uniforme militar com várias condecorações. Ele também não trajou a coroa usada por sua mãe nas cerimônias que participou, a coroa ficou sobre uma almofada durante toda a cerimônia diante do espaço vazio deixado pelo trono ausente da monarca. 

O príncipe de Gales se sentou em um trono menor, o qual ele já havia ocupado em outras ocasiões ao lado de sua mãe. Além da esposa de Charles, também estava presente no evento o príncipe William, filho mais velho de Charles  e segundo na linha de sucessão ao trono. 

Saúde da Rainha Elizabeth II

A saúde da monarca britânica tem sido motivo de preocupação desde que os médicos ordenaram que ela ficasse de repouso em outubro do ano passado. Além disso, Elizabeth precisou ficar hospitalizada para passar por exames. Desde então a rainha tem cancelado sua participação em grandes eventos e já foi observada andando com dificuldade e usando uma bengala. 

Este ano, nos dias 2 e 5 de junho será comemorado o “jubileu de platina”, 70 anos de reinado, de Elizabeth II. Esse é considerado um recorde para qualquer monarca da Grã-Bretanha.