Em primeira visita ao Brasil, príncipe William deixa fora do roteiro destino que princesa Diana visitou, no Paraná, onde participará da COP30. No Paraná, em 1991, Diana esteve nas Cataratas do Iguaçu.
Em sua primeira visita ao Brasil, o príncipe William reservou a agenda para compromissos no Rio de Janeiro (RJ) e em Belém (PA), onde participará da COP30 e apresentará a cerimônia de entrega do prêmio ambiental Earthshot Prize. Apesar da passagem pelo país, o herdeiro britânico não incluiu o Paraná no roteiro — estado onde a mãe, a princesa Diana, visitou as Cataratas do Iguaçu em 1991.
Em conversa com o DE, o príncipe afirmou que o maior conjunto de quedas d’água do mundo, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, não estão entre os destinos planejados.
Após os compromissos no Rio, ele embarca para Belém, capital do Pará, onde a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será sediada em novembro de 2025. Durante a passagem pelo Rio, o príncipe visitou pontos turísticos e participou de atividades ligadas à sustentabilidade. Ele também recriou uma das fotos mais conhecidas de sua mãe, tirada em 1991 no Pão de Açúcar.
Naquela visita, Diana desembarcou em Brasília ao lado do então príncipe Charles, atual rei do Reino Unido. O casal permaneceu cinco dias no Brasil, em uma viagem voltada à agenda ambiental. Além das reuniões oficiais, Diana visitou o Cristo Redentor e as Cataratas do Iguaçu.
As Cataratas do Iguaçu formam o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com 275 saltos catalogados. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros, podendo ultrapassar os 100 metros dependendo do volume do Rio Iguaçu. As quedas se estendem por 2,7 quilômetros, com 800 metros no Brasil e 1,9 quilômetro na Argentina. Cerca de 70% das cataratas estão em território argentino, e 30% no lado brasileiro. A divisão entre os países é feita pela Capitania Fluvial.




