Mofo e infiltração: UBS da Vila Cristina em Piracicaba tem falta de manutenção e atendimento odontológico é transferido
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Cristina em Piracicaba (SP) apresenta problemas de infiltração e mofo nas paredes por falta de manutenção. Uma equipe da DE, afiliada da Globo para a região, esteve no local e flagrou a situação, criticada por pacientes que frequentam o espaço.
Pacientes reclamaram da falta de manutenção na unidade. Dona Rosa é usuária da UBS. Ela reclamou das infiltrações. “Tem muita infiltração mesmo, precisa de mais limpeza e organização. É um espaço de saúde”, criticou.
No consultório odontológico, a DE flagrou pontos com água acumulada, infiltração e bolor no teto das salas. “É uma vergonha”, disse outra paciente.
No depósito da UBS também foi encontrado muita infiltração. No espaço, há caixas de materiais de saúde, equipamentos e insumos odontológicos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba informou, em nota enviada à DE, que as infiltrações registradas na UBS Vila Cristina são reflexo da falta de manutenção acumulada ao longo dos últimos anos em toda a rede municipal de Saúde.
“Durante o ano de 2025 foram realizadas reformas e entregas de novas unidades, bem como foi feito um planejamento que atingirá praticamente todas as unidades, que receberão melhorias e reformas. A UBS Vila Cristina está dentro desse planejamento, dentre as prioridades, e passará por uma reforma completa”, disse em trecho do documento.
Em relação ao atendimento odontológico, a Pasta afirmou que o serviço foi transferido para outra unidade temporariamente. “Sobre o atendimento odontológico, ele está garantido aos usuários, já que foi transferido temporariamente, no dia 28/01, para a USF São José, localizada na avenida Professor Demóstenes dos Santos, nº 1.233, no Jardim Conceição, unidade recém-reformada”, completou. A Secretaria reforça que a medida é temporária, visa garantir segurança e melhores condições de atendimento para usuários e profissionais”, finalizou.
O mofo é uma colônia de fungos que se desenvolve em ambientes úmidos, quentes e sem ventilação. Por ser de diferentes espécies, os microrganismos podem formar manchas esverdeadas, pretas ou brancas em superfícies como paredes, móveis, roupas e alimentos. Além dos danos nos materiais, o contato com o bolor pode desencadear ou intensificar problemas de saúde, principalmente relacionados ao sistema respiratório, como: alergias, asma, rinite, bronquite e sinusite. Em casos mais graves, pode gerar até pneumonite de hipersensibilidade, uma inflamação dos pulmões que provoca sintomas como falta de ar, tosse intensa e fadiga.




