Problemas na Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade: incêndio e falhas elétricas impactam usuários

Nos últimos dias, a Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade tem enfrentado uma série de problemas que têm impactado a circulação dos trens e a rotina dos passageiros. No último domingo, um incêndio causado por uma falha elétrica atingiu um trem na estação Santo Amaro. As imagens registradas por passageiros mostram o momento em que o fogo se alastra pelo teto do trem, causando uma pequena explosão.

A concessionária informou que a ocorrência foi classificada como um “início de incêndio” e prontamente controlada, sem registros de feridos. Técnicos da ViaMobilidade estão trabalhando no local para avaliar os danos e restabelecer o serviço. Além disso, o Sistema Paese foi acionado para atender a demanda entre João Dias e Socorro.

Não foi o único incidente ocorrido na Linha 9-Esmeralda recentemente. No mesmo dia, pela manhã, uma falha no sistema elétrico na região da estação Autódromo causou transtornos aos passageiros, que precisaram andar pelos trilhos. A ViaMobilidade atribuiu a falha a uma “oscilação externa de energia”, que afetou a circulação de trens entre as estações Morumbi e Mendes-Vila Natal. Ônibus da operação Paese foram acionados para prestar suporte aos usuários.

Diante desses acontecimentos, a ViaMobilidade afirmou ter agido prontamente com os Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) para auxiliar os passageiros e com equipes de manutenção para restabelecer o serviço o mais rápido possível. A empresa destaca a importância da segurança e bem-estar dos usuários e reforça o compromisso em manter a qualidade e eficiência do transporte público.

A situação na Linha 9-Esmeralda acende um alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura e manutenção preventiva para evitar ocorrências como incêndios e falhas elétricas. Os passageiros, que dependem do transporte público para se deslocar pela cidade, esperam por soluções efetivas que garantam um serviço seguro e confiável. É fundamental que as empresas concessionárias e órgãos responsáveis estejam atentos às demandas dos usuários e atuem de forma rápida e eficaz diante de imprevistos como esses.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp