Seleção para agente rural do Sebrae tem bolsa de até R$ 6,5 mil
As oportunidades disponíveis são para Agentes e Orientadores em diversas regiões do Ceará, com os valores das bolsas variando de R$ 5 mil a R$ 6.500, respectivamente.
Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Agente Local de Inovação (ALI) promovido pelo DE-CE e a Fapetec (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura).
As inscrições podem ser realizadas até às 18h do dia 23 de maio, horário de Brasília, e devem ser feitas através do site da Fapetec, seguindo os seguintes passos: Processos Seletivos, Processo Seletivo SEBRAE/CE, ALI 01/2025, Ver detalhes e Edital e Comunicados.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas seis vagas para Orientadores, com bolsa de R$ 6.500,00, e mais de 48 vagas para os Agentes, com bolsa no valor de R$ 5 mil. Ambos devem atuar seguindo a metodologia Rural.
As vagas estão disponíveis para diversas regiões, incluindo a região metropolitana de Fortaleza, Baturité, Cariri, Centro Sul, Crateús, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Santa Quitéria, Tauá, Ibiapaba, Itapipoca, Litoral Leste, Norte e Sertão Central.
As oportunidades são para os bolsistas atuarem na metodologia Rural, onde a finalidade é promover o extensionismo tecnológico, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as inovadoras e mais sustentáveis. A duração do projeto é de até 24 meses.
Dentre as responsabilidades dos agentes estão: identificar e sensibilizar propriedades e empresas rurais para participar do Projeto, acompanhar propriedades e empresas rurais em cada Ciclo da Jornada ALI Rural, obter o comprometimento dos produtores e empresários rurais, elaborar relatórios técnicos de pesquisa, realizar diagnósticos e devolutivas, além de apresentações, entre outras funções.
Já os orientadores devem orientar até 10 bolsistas na elaboração da produção bibliográfica, elaborar relatórios sobre orientação acadêmica, elaborar artigos de acordo com a metodologia estabelecida pelo SEBRAE, participar de reuniões e eventos relacionados ao projeto, conduzir reuniões de alinhamento do projeto com a equipe de agentes, entre outras atribuições.
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo para os Agentes passará por três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: a avaliação de conhecimentos, a avaliação de habilidades e perfil, e a análise documental. Já para os Orientadores, o processo terá duas etapas, eliminatórias e classificatórias: análise documental e curricular e entrevistas individuais por competências.