Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás acontece na noite desta quarta, 5

Procissão fogaréu

Principal festa religiosa de Goiás, a Procissão do Fogaréu acontece na noite desta quarta-feira, 5, na Cidade de Goiás. O evento deve reunir cerca de 40 mil pessoas na cidade histórica do estado.

Começando às 23h59, o evento partirá da frente do Museu de Arte Sacra da Boa Morte e percorrerá as ruas da cidade, que será iluminada pelas tochas de fogo e som de tambor conduzido por 40 homens encapuzados. 

De acordo com o Governo de Goiás, neste ano o evento conta com organização da Prefeitura do município em conjunto com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT) e terá investimento de R$ 115 mil. 

Encenação 

Criada em 1745 na antiga capital, a Procissão do Fogaréu é uma celebração religiosa trazida pelo padre espanhol José Perestrelo de Vasconcelos Spíndola. O evento representa a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, que são representados por um grupo de 40 homens encapuzados. 

Durante a noite, os chamados farricocos saem descalços pelas ruas da cidade, usando longas vestes de cores vibrantes, chapéus pontudos e tochas acesas com fogo. A caminhada começa na Igreja da Boa Morte, passando por becos da cidade e seguindo até a Igreja de São Francisco de Paula, onde é terminada a procissão. 

Além do evento religioso, a cidade conta também com diversas missas, procissões, orações e caminhadas para turistas, terminando no Domingo de Páscoa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Acidente na GO- 217 entre caminhão e carro deixa três vítimas fatais

Na tarde de sexta-feira, 20, o Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado para atender a um grave acidente envolvendo uma colisão frontal entre um caminhão e um carro de passeio. O incidente ocorreu na GO-217, em Caldas Novas, no sul goiano.

De acordo com o condutor do caminhão, chovia intensamente no momento do acidente, o que contribuiu para o veículo de passeio aquaplanar e colidir frontalmente com o caminhão. Esta combinação de fatores climáticos e rodoviários provou ser fatal.

Infelizmente, o acidente resultou em três óbitos. Uma mulher adulta, de 29 anos, um homem adulto (condutor do carro), de 29 anos, e uma criança do sexo feminino, de 8 anos, perderam a vida no local do incidente. Além disso, uma criança do sexo masculino, de 4 anos, foi transportada em estado grave pelo SAMU de Piracanjuba.

Os dois adultos no carro ficaram presos às ferragens e foram resgatados pelas equipes da 25ª CIBM. Os corpos das vítimas, os veículos e os documentos ficaram sob os cuidados da equipe da Polícia Rodoviária Estadual de Caldas Novas, que está investigando as circunstâncias do acidente.

Condições adversas de trânsito

A intensa chuva e a aquaplanagem do veículo de passeio foram identificados como os principais fatores que contribuíram para a colisão. Essas condições adversas de trânsito destacam a importância da prudência e da atenção redobrada ao dirigir em condições climáticas desfavoráveis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp