Press "Enter" to skip to content

Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás acontece na noite desta quarta, 5

Última atualização 05/04/2023 | 11:50

Principal festa religiosa de Goiás, a Procissão do Fogaréu acontece na noite desta quarta-feira, 5, na Cidade de Goiás. O evento deve reunir cerca de 40 mil pessoas na cidade histórica do estado.

Começando às 23h59, o evento partirá da frente do Museu de Arte Sacra da Boa Morte e percorrerá as ruas da cidade, que será iluminada pelas tochas de fogo e som de tambor conduzido por 40 homens encapuzados. 

De acordo com o Governo de Goiás, neste ano o evento conta com organização da Prefeitura do município em conjunto com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT) e terá investimento de R$ 115 mil. 

Encenação 

Criada em 1745 na antiga capital, a Procissão do Fogaréu é uma celebração religiosa trazida pelo padre espanhol José Perestrelo de Vasconcelos Spíndola. O evento representa a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, que são representados por um grupo de 40 homens encapuzados. 

Durante a noite, os chamados farricocos saem descalços pelas ruas da cidade, usando longas vestes de cores vibrantes, chapéus pontudos e tochas acesas com fogo. A caminhada começa na Igreja da Boa Morte, passando por becos da cidade e seguindo até a Igreja de São Francisco de Paula, onde é terminada a procissão. 

Além do evento religioso, a cidade conta também com diversas missas, procissões, orações e caminhadas para turistas, terminando no Domingo de Páscoa.