Press "Enter" to skip to content

Procon alerta para golpes usando nome do Desenrola Brasil

Última atualização 21/07/2023 | 08:50

Poucos dias após o início do programa federal de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, o Procon Goiás alerta que golpistas já estão usando a novidade para atrair vítimas pelas redes sociais.

As tentativas de fraude podem acontecer por meio de anúncios pagos no Facebook e mensagens de whatsapp que direcionam para links falsos, solicitam dados pessoais como o CPF, ou pedem o pagamento de taxas com a promessa de limpar o nome.

Desenrola Brasil

Na primeira etapa do programa, que começou na segunda-feira, 17, apenas dívidas bancárias serão renegociadas. Esta fase é focada em pessoas que ganham até R$ 20 mil (a chamada faixa 2). Numa segunda etapa, prevista para setembro, quem ganha até dois salários mínimos mensais também poderá renegociar dívidas com varejistas e concessionárias de serviços como água e luz, além das bancárias.

Bancos que aderiram ao Desenrola Brasil oferecem parcelamentos de até dez anos e descontos de 96% no montante em atraso no caso de quitação à vista. Além de estabelecer uma negociação direta com os devedores, os bancos que aderiram ao Desenrola se comprometeram a limpar o nome de “negativados” com dívidas de até R$ 100 até 31 de dezembro de 2022, ainda que o débito se mantenha em aberto. Em troca, o Ministério da Fazenda vai acelerar o processo de reconhecimento de créditos tributários dos bancos.

Como se proteger?

Para participar da atual fase do Desenrola Brasil, o interessado deve entrar em contato diretamente com os canais oficiais disponibilizados pelas instituições financeiras. É recomendado não clicar em links de anúncios nas redes sociais ou responder mensagens sem antes se certificar de que aquele é um meio oficial.

Caso esteja em dúvida, é interessante conferir os links e números de telefones das instituições financeiras em seus próprios sites ou aplicativos oficiais. É possível também ligar ou ir até uma agência do banco para verificar com um funcionário.

Além disso, o Procon alerta para sempre desconfiar de mensagens com erros de digitação ou português e imagens de baixa qualidade.