Procon apreende mais de 26 mil produtos vencidos em distribuidora de Goiânia

O Procon Goiás apreendeu 26.136 produtos vencidos em uma distribuidora na região de Campinas, em Goiânia, na última quarta-feira, 15. Entre as apreensões, estão 25.822 essências de narguilé e 314 cartelas de cigarro.

Durante a operação, foram encontrados diversos produtos com a data de validade vencida no ano passado, como é o caso de 14.880 unidades de narguilé vencidas em setembro de 2024 e 304 unidades de cigarro que tinham validade para fevereiro de 2024.

O estabelecimento foi autuado por expor e comercializar produtos impróprios para uso e consumo. A empresa tem o prazo de 20 dias para prestar esclarecimentos ao Procon Goiás.

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, explica que os estabelecimentos devem obedecer as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “ É importante que os comerciantes vendam seus produtos sem comprometer a saúde do consumidor. Tendo em vista que produtos vencidos podem causar danos irreversíveis a saúde humana.”

ORIENTAÇÕES SOBRE PRODUTOS VENCIDOS

O Procon Goiás orienta que o consumidor verifique a aparência dos itens e a data de validade dos produtos, antes de finalizar uma compra. E, ao perceber que as empresas estão vendendo produtos vencidos, registrar uma denúncia no Procon Goiás, pelo telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), pela internet ou Procon Web.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp