Procon apreende produtos adulterados em supermercado de Itumbiara

supermercado de Itumbiara

Um supermercado de Itumbiara, na Região Sul de Goiás, foi autuado pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon) da cidade, após ser flagrado comercializando produtos vencidos e também com data de fabricação futura. Agora, o estabelecimento terá 20 dias para apresentar justificativa sobre as duas situações, podendo ser multado em até R$ 11 milhões por fraude. O flagra foi realizado nesta segunda-feira, 8, durante uma fiscalização de rotina do órgão.

Segundo o superintendente do Procon de Itumbiara, Alessandro Zanin, alguns produtos como bandejas de carnes e temperos estavam com datas de fabricação entre 18 e 23 de agosto. Ou seja, teoricamente foram feitos na semana que vem, numa evidente tentativa de esticar a validade dos itens. 

“No ato da fiscalização encontramos produtos vencidos e com data futura. Alguns, por exemplo, tinham informação de datas de fabricação no dia 12, 18 de agosto e outros tinham datas até do mês de setembro. O Procon realizou a apreensão dessas mercadorias, dentre elas: linguiça, carne seca, bacon, temperos e outros condimentos”, explicou.

Orientação do Procon de Itumbiara

Alessandro orienta a população para que fiquem atentos a data de validade dos alimentos, além da data de fabricação, a fim de evitarem prejuízos e até problemas de saúde. Vale lembrar que produtos vencidos, principalmente derivados do leite, são prejudiciais à saúde, visto que podem causar infecções e até levar à morte. 

“O Procon de Itumbiara chama a atenção dos consumidores para que fiquem atentos na hora de realizar alguma compra, como comprar alimentos em supermercados. Olhe a data de validade e também, agora, a data de fabricação”, concluiu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp