Procon autua depósito de Aruanã por comercializar bebidas vencidas

Fiscais do Procon Goiás flagraram um depósito localizado no centro da cidade de Aruanã vendendo bebidas com data de validade vencida. Durante a ação realizada na última sexta-feira, 06, foram apreendidas mais de mil unidades de bebidas, entre refrigerantes, água de coco, ices e cervejas.

Entre os produtos havia, por exemplo, caixa de suco com vencimento em abril deste ano, latas de refrigerante vencidas desde julho, além de mais de 150 latas de energético com vencimento em maio de 2024. Os fiscais descartaram todo o produto ainda no local.

Por expor e comercializar produtos considerados impróprios para consumo e que colocam em risco a saúde do consumidor, o depósito foi autuado e tem 20 dias para apresentar defesa.

Orientação do Procon

Antes de adquirir ou consumir qualquer produto, o Procon Goiás orienta que a pessoa verifique a data de validade e aparência dos itens e que fique atenta também às condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos.

O consumidor goiano pode fazer reclamações ou denúncias no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hecad realiza primeira captação de órgãos para doação

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), pertencente à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), alcançou um marco ao realizar sua primeira captação de órgãos. A doação dos rins de uma criança de 2 anos, que tinha sido diagnosticada com morte encefálica, foi autorizada pela família e beneficiou um paciente no Rio Grande do Sul.

Com este procedimento, o Hecad se integrou à rede estadual de doação de órgãos para transplantes, coordenada pela Central de Transplantes do Estado de Goiás. O diretor-geral do hospital, Divino Ronny Rezende Júnior, elogiou a generosidade dos pais, destacando que se inicia uma nova fase no sistema estadual de transplantes, reafirmando o propósito de cuidar de vidas e o compromisso com a saúde pública.

Esta doação é um passo importante na atuação do Hecad na rede de transplantes. O pai da criança, ao concordar com o procedimento, enfatizou a importância de salvar vidas, expressando o desejo de que seu filho seja lembrado como uma esperança. Essa atitude mostra a humanização e acolhimento do Hecad.

Fortalecimento das comissões Intra-Hospitalares

A Gerência de Transplantes de Goiás está focada em fortalecer as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos. A gerente da Central de Transplantes, Katiuscia Freitas, afirmou que a primeira doação nesta unidade evidencia a qualificação da equipe e seu comprometimento com a saúde pública, um avanço significativo para o estado e uma contribuição para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

A doação de órgãos pediátricos é desafiadora, considerando que cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes estão na lista nacional de espera, e a doação só ocorre com consentimento familiar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp